Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 03/09/2018 às 18:04
Cervejarias da Barra preparam novidades para o Mondial de la Bière
Cervejarias da Barra preparam novidades para o Mondial de la Bière
Estande da Búzios montado na edição de 2017 do Mondial de la Bière pela cervejaria que homenageia as praias da Região dos Lagos - Divulgação
  • Cervejarias da Barra preparam novidades para o Mondial de la Bière
  • Cervejarias da Barra preparam novidades para o Mondial de la Bière

Os cervejeiros da região já estão com as torneiras a postos para a sexta edição do Mondial de la Bière Rio, de quarta-feira a domingo que vem. Os participantes do evento — a ser realizado nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, na Zona Portuária — prometem levar barris de novidades para testar os paladares.

A Ethos, com fábrica e laboratório em Curicica, mostra a que veio e lançará oficialmente cinco rótulos no evento. A nova produção mergulha na origem da bebida para criar sabores. Nas fórmulas, cereais dividem espaço com frutas e até temperos. Uma delas resultou na New Bahia, uma NE IPA com 7% de álcool e adição de mel de cacau. Outra aposta é uma lager com Bhut Jolokia, uma das pimentas mais picantes do mundo. O mestre-cervejeiro Pedro de Lucca, sócio da Ethos, explica que está retomando a mais antiga forma de se fazer cerveja.

— Hoje, o que entendemos como tradição da cerveja é algo muito novo. A bebida existe há 15 mil anos, e a distinção entre ela e o vinho aconteceu só há dois mil anos, quando foi descoberta a bebida fermentada à base de cereal, em vez de frutas. O que estou fazendo é voltar às tradições antigas, incorporando frutas, temperos e outros açúcares à fórmula. Sou apaixonado pela cultura cervejeira e tento trazer práticas esquecidas para o processo de fabricação — conta Lucca, pelo segundo ano do festival.

A Búzios, em sua quarta participação, quer incrementar o Mondial com a nova Búzios Forno. O oitavo rótulo da marca, com escritório na Barra, tem cor avermelhada como a da praia do município da Região dos Lagos.

— A história das cervejas gera curiosidade no público. Cada estilo das nossas corresponde a uma das praias. A Manguinhos é estilo Munique Dunkel, para celebrar o pôr do sol e a noite. A Forno chega como a cerveja da paixão, por ser vermelha, e pode harmonizar com pizzas e com queijos especiais — conta Vera Rodrigues, sócia da cervejaria ao lado do marido, Luiz Rogério Rodrigues.

Diogo Mello (de boné) e Sandro Gomes: surpresas na Brassaria Ampolis para deixar o público curioso até o evento - Agência O Globo / Fernando Lemos/4-4-2017

Esse é o primeiro lançamento da cervejaria no festival. A expectativa é de sucesso, como no ano passado, quando a Búzios Brigitte foi premiada como a melhor Witbier, no World Beer Awards 2017.

Há quem prefira guardar segredo até a última hora, como a equipe da Ampolis, outra marca sediada na Barra e presença no Mondial de la Bière desde a primeira edição. Segundo o sócio Sandro Gomes, serão lançados dois rótulos, em barril, que só estarão disponíveis no Mondial de la Bière. Um deles será uma Peper Lager (ultrarrefrescante e aromática, com adição de pimenta-rosa e dedo-de-moça), cujo nome os consumidores poderão escolher pelas redes sociais: as opções são Chilli Peppis e Bola de Fôguis. Sobre o outro rótulo, ele faz mistério. Gomes diz que o evento é uma oportunidade de conhecer as novidades do mundo cervejeiro em primeira mão, além, claro, de ter contato direto com o público.

— Gostamos de manter segredo para a galera ficar na empolgação e na expectativa de ir ao nosso estande ver o que preparamos — afirma Gomes.— Não encaramos o Mondial de la Bière como uma feira ou um evento para vender cerveja. Estamos bem abertos para ouvir, receber feedback. As pessoas sempre nos dão sugestões.

Da região ainda comparecem ao festival Capa Preta, Primata, Allegra e Palma Louca. Além delas, o Mondial de la Bière tem em sua carta de atrações cervejas de diversas áreas do Rio, bem como de outros estados brasileiros e de terras estrangeiras. Mais de 120 cervejarias confirmaram presença no Píer Mauá.

« leia mais notícias

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/cervejarias-da-barra-preparam-novidades-para-mondial-de-la-biere-23029160

Curta o Guia Jardim Oceânico:




Últimas notícias:

Polícia apreende metralhadora de guerra na Barra da Tijuca21/09/2018 às 10:04Polícia apreende metralhadora de guerra na Barra da Tijuca

 

Oficial da PM reage e mata assaltante na Barra da Tijuca21/09/2018 às 10:02Oficial da PM reage e mata assaltante na Barra da Tijuca

 

Pocket Sinatra: Musical sobre Frank Sinatra na Barra19/09/2018 às 22:48Pocket Sinatra: Musical sobre Frank Sinatra na Barra

 

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: