Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 05/11/2018 às 22:51
Megafeira no Riocentro terá área de negócios e competições estéticas e esportivas para pets
Megafeira no Riocentro terá área de negócios e competições estéticas e esportivas para pets
Katia Dufrayer prepara seus poodles de estimação no espaço Vip Cão, pet shop e estúdio de estética animal na Vila Valqueire Foto: Emily Almeida
  • Megafeira no Riocentro terá área de negócios e competições estéticas e esportivas para pets
  • Megafeira no Riocentro terá área de negócios e competições estéticas e esportivas para pets

Após um hiato de sete anos, a Riovet Trade Show volta a ser realizada no Rio. A 11ª edição da megafeira, voltada para negócios e entretenimento do mercado pet, vai de terça a quinta-feira, no Riocentro, e terá 42 expositores, workshops pagos e gratuitos, palestras com profissionais brasileiros e estrangeiros, um congresso, um simpósio de nutrição veterinária, fórum de empreendedores, competições de estética animal e provas esportivas (o Desafio Supercão). O público estimado é de dez mil pessoas, e os organizadores acreditam que o estado seja impactado em cerca de R$ 13 milhões, considerando negócios realizados na feira, fluxo de turistas, postos de trabalho gerados e tributos pagos.

— Nossa última edição foi em 2011, antes de rompermos com uma multinacional alemã que nos patrocinava. A parceria durou três edições, mas não foi bem-sucedida. Por conta de questões contratuais, tivemos que esperar para retomar os trabalhos da feira — conta Rafael Lessa, um dos organizadores da Riovet Trade Show.

Ele conta que a expectativa nesta retomada é de diversificação de público e crescimento.

— Nosso principal público continuam sendo veterinários, zootecnistas, proprietários de clínicas veterinárias e pet shops, acadêmicos, distribuidores e profissionais de estética canina. Mas também nos empenhamos em movimentar o público, que cada vez mais procura itens e novidades do mercado pet — afirma.

Sendo uma feira voltada para o bem-estar dos animais, eles também são bem-vindos. Do lado de fora do pavilhão 5, terão um espaço cativo, onde um pequeno parque será montado para que se divirtam. Nos espaços de exposição, eles estão vetados. A entrada é gratuita, podendo ser adquirida de duas formas: com inscrição prévia no site, para agilizar o processo de entrada na feira, ou na chegada ao evento.

O ingresso dará direito a passear pelos estandes dos expositores, admirar os animais que vão disputar os concursos de beleza Rio Groom e Top Groomers e o esportivo Desafio Supercão e frequentar as palestras com profissionais ministradas no espaço Vip Inovação, na terça e na quarta-feira. As outras atividades são pagas.

Marco Antônio Sarnelli, o Totó, criador do Park Clube do Totó, no Recreio, é quem está à frente da primeira edição do Desafio Supercão, um campeonato de esportes radicais para cães e seus tutores. Inspirado no tradicional torneio americano Incredible Dog Challenge, cuja etapa final é em Las Vegas, a versão brasileira tem modalidades adaptadas: frisbee, salto na piscina, slalom e salto em altura.

— Estamos apostando nesse evento como uma grande inovação. Vamos levar para o pavilhão 5 do Riocentro uma piscina de contêiner para que os cães realizem as provas de salto. É um desafio realizar esse evento, mas está valendo muito a pena — ressalta Lessa.

As etapas classificatórias do torneio começaram em setembro, no Park Clube do Totó e na pet shop Petz da Barra da Tijuca. Como as vagas não se esgotaram, ainda serão aceitas inscrições na Riovet, na terça-feira. No mesmo dia, os organizadores abrirão a arena de provas do meio-dia às 17h, para que os adestradores façam o reconhecimento da pista e se familiarizem com o espaço.

Em todas as provas, com exceção da de salto em altura, cães de pequeno, médio e grande portes competirão juntos.

— Tem cachorro que é pequeno e ágil, mas não é rápido. Tem cachorro que é grande e não é ágil, mas é rápido. E assim a disputa se equilibra — avalia Totó. — Temos 12 cães inscritos na prova da piscina, 18 no slalom e seis no salto. Um dos cães, um vira-lata de porte médio, consegue pular 1,95m. Outro consegue saltar de uma altura de 5m na piscina. São verdadeiros atletas.

Os vencedores do campeonato ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, além de kits das marcas parceiras do evento. O ganhador da prova de salto na piscina receberá um bônus: terá entrada franca no Park Clube do Totó durante três meses, além de receber o título de embaixador do parque.

Mesmo sendo a primeira vez do Desafio Supercão no Brasil, os organizadores já pensam em realizar o evento no ano que vem.

— Pretendemos tornar a competição nacional e realizá-la em outras quatro cidades brasileiras, com a final no Riocentro, em novembro de 2019. A nossa primeira edição é um teste, mas a expectativa é grande — diz Totó.

Concurso de beleza de cães e gatos

Groomers são tosadores especialistas em penteados para animais. Pois o groomer de felinos Luciano Ribeiro, premiado em torneios internacionais e reconhecido no Brasil, será um dos participantes dos workshops oferecidos na 11ª edição da Riovet Trade Show. Graças aos cuidados do profissional, o gato persa Lex Luthor venceu, no fim de semana passado, o FIFe World Show, realizado na Finlândia. Ribeiro não conseguiu embarcar para o país europeu desta vez, mas viajará de São Paulo, onde vive, para o Rio, esta semana, a fim de capacitar profissionais do ramo a pentear e arrumar persas, sua especialidade.

O gato persa Lex Luthor, campeão mundial no word show Fife, na Finlândia Foto: Divulgação

— Fui cabeleireiro durante 23 anos, e a uma certa altura comecei a conciliar as duas profissões. Criar gatos persas também me ajudou a entrar nesse ramo: só uni o útil ao agradável. Ser groomer me agradou mais, e, em vez de mexer com humanos, passei a embelezar os gatos — explica Ribeiro.

Na aula na Riovet Trade Show, marcada para quinta-feira, das 14h às 16h, o groomer focará na pelagem dos persas, que, segundo ele, são destaque nos torneios de beleza de animais domésticos. Ele aproveita para dar dicas aos donos de felinos sobre como cuidar da rotina de animais com pelos longos e evitar os temidos nós:

— O ideal é que se escove os gatos de pelos longos em dias alternados. No caso dos de pelo curto, basta fazê-lo de dois em dois dias. Quando você penteia, dá lugar a um pelo novo e estimula seu crescimento.

Ribeiro comandará o concurso de beleza Top Groomers, ao lado de Wanderlei Lopes e Wesley Oliveira.

Outra atração no quesito estética canina é o Rio Groom, competição de tosa e penteados que será realizada na terça-feira, das 13h às 20h; na quarta, das 13h às 19h10m; e na quinta, das 13h às 18h45m. Sócia do estúdio de estética Vip.Cão, de Vila Valqueire, Katia Dufrayer é a organizadora da disputa.

— O torneio terá várias categorias, como as de tosas comercial, asiática, de raças puras e para poodles — diz Katia.

As vagas para participar do Rio Groom estão esgotadas: cerca de 30 animais desfilarão suas madeixas no concurso. A programação da Riovet Trade Show pode ser consultada em http://riovet.com.br.

« leia mais notícias

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/megafeira-no-riocentro-tera-area-de-negocios-competicoes-esteticas-esportivas-para-pets-23202899

Curta o Guia Jardim Oceânico:




Últimas notícias:

Meliantes com simulacro são abordados na Barra13/11/2018 às 23:19Meliantes com simulacro são abordados na Barra

 

Uptown Barra recebe evento 'Comida Di Rua'13/11/2018 às 23:17Uptown Barra recebe evento 'Comida Di Rua'

 

VillageMall ganha espaço para troca-troca de livros13/11/2018 às 23:15VillageMall ganha espaço para troca-troca de livros

 

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: