Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 05/12/2018 às 23:43
Natal para crianças com Autismo emociona clientes do Via Parque
Natal para crianças com Autismo emociona clientes do Via Parque
Shopping preparou um Natal para cada família poder aproveitar / Foto: Divulgação

Uma campanha promovida pelo Via Parque emocionou clientes do shopping da Barra da Tijuca. Pelo segundo ano o mall promove o “Natal Azul” para jovens e crianças com Autismo.

O natal inclusivo, acontecerá nos próximos dias 9 e 16 de dezembro e a iniciativa tem chamado atenção por um vídeo relatando a visita das crianças ao Bom velhinho. Confira:





A iniciativa é uma parceria com o Grupo Mundo Azul – grupo de pais de crianças com transtorno do espectro autístico – TEA, CID F 40. Neste evento, crianças e jovens autistas terão a chance de conhecer e interagir com o Bom Velhinho.

A ideia é que eles consigam brincar livremente na decoração de Natal em um ambiente sossegado, fora da agitação do mês de dezembro.

Denominado “Natal Azul” – cor que simboliza o Dia Mundial pela Conscientização pelo Autismo –, o evento terá um esquema de funcionamento especialmente montado pelo Via Parque Shopping, que irá abrir as portas mais cedo, para que crianças e jovens com autismo possam tirar fotos com o Papai Noel e ter oportunidade de interagir com o Bom Velhinho.

Os convidados especiais irão desfrutar de um ambiente calmo e tranquilo, sem a habitual agitação típica da época natalina, perfeito para um momento inesquecível. A ideia é fazer com que eles possam viver essa experiência, num momento único e mágico.

Sobre o Autismo:

O autismo é uma desordem neurobiológica e apesar de ser desconhecida a causa, sabe-se que compromete o desenvolvimento do indivíduo, afetando cada criança de forma única.

Os indivíduos que são diagnosticados com algum grau dentro do Espectro Autístico apresentam o seguinte tripé, ou tríade de sintomas: Dificuldade na comunicação verbal e não-verbal; Falha na interação social recíproca; Comprometimento da imaginação com repertório restrito de interesses e atividades.

Atualmente, o autismo afeta mais de 1,5% da população pediátrica Mundial, segundo dados do CDC – Center of Disease Control, centro de controle e prevenção de doenças norte americano. Recente pesquisa norte americana, divulgada em março último, estima-se que 1 à cada 68 crianças sejam autista. Calcula-se que em nosso país, tenhamos pelo menos 2 milhões de autistas.

Apesar de não haver um tratamento curativo para o autismo, sabe-se hoje que é tratável. Assim, quanto antes algumas técnicas comportamentais e educacionais forem iniciadas, maiores serão as chances de recuperação, proporcionando ao indivíduo com TEA, chances de chegar a uma vida adulta independente e autônoma.

Por esse motivo é fundamental que o diagnóstico seja feito precocemente e que as intervenções terapêuticas estejam disponíveis e sejam iniciadas o quanto antes.

Criado pela ONU em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado no dia 02 de abril. Partindo da premissa de que a informação é a principal aliada no combate ao preconceito, o Mundo Azul vem investindo em ações de conscientização, informando para a população sobre o transtorno.

« leia mais notícias

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: