Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 11/03/2019 às 13:57
Cultura Inglesa abraça movimento social para reciclar cadernos escolares na Barra
Cultura Inglesa abraça movimento social para reciclar cadernos escolares na Barra
Foto: Divulgação

A rede de escolas de inglês Cultura Inglesa, com forte presença em diferentes regiões do Rio de Janeiro, mobilizou alunos e professores para participarem do projeto “Páginas em branco”, uma campanha social para arrecadar cadernos parcialmente usados. O objetivo é engajar mais pessoas e ampliar a coleta dos cadernos, alcançando a meta de produção de 10 mil cadernos novos, que serão enviados para instituições sem fins lucrativos atuantes na promoção da educação e assistência a crianças e jovens.

“Um dos intuitos é envolver os jovens em todos os processos da reciclagem e incentivar a consciência sobre o impacto que nossas ações podem ter na vida de outras pessoas. É muito bom poder contar com a participação da Cultura Inglesa, como também ver que o propósito do projeto está sendo trabalhado dentro de sala de aula com os alunos, ampliando ainda mais o alcance da nossa mensagem”, afirma a coordenadora do Páginas em Branco, Sheila Perez.

Para Marina Fontoura, CEO da Cultura Inglesa, o propósito do Páginas em Branco se alinha com os valores trabalhados pela escola de idiomas, ” Já desenvolvemos projetos que estimulam a cidadania global e a participação ativa em questões comunitárias em nossos cursos regulares, e esse projeto está totalmente de acordo com o que acreditamos. A partir dessa ação simples, convidamos os alunos a refletir sobre conceitos como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, incentivo à educação e colaboração. Estamos levando a discussão para atividades dentro das salas de aula. Queremos contribuir para que muitas páginas sejam preenchidas com boas histórias e que o aprendizado com esse projeto seja incorporado na vida de cada um!”, destaca Marina.

Na escola de inglês, as caixas disponíveis para receber os itens arrecadados também estão sendo usadas em uma atividade lúdica e criativa inspirada no livro “Não é uma caixa”, de Antoinette Portis, em que o protagonista embarca em várias aventuras a bordo de uma caixa de papelão, para refletir sobre os vários empregos e ciclo de vida útil dos materiais. A turma de adultos também participa debatendo, em inglês, temas aderentes ao projeto, como reciclagem e sustentabilidade.

Para contribuir, todos os interessados devem levar os materiais até 18 de março aos pontos de localizados na área de maior circulação das unidades da Cultura Inglesa participantes. Após a data, todo o material será recolhido pela organização do projeto e passará por triagem. As páginas ainda intactas, em branco, serão reencadernadas ganhando nova capa, e até as partes restantes, incluindo folhas usadas e espirais, serão reaproveitadas ao serem enviadas a cooperativas de catadores de lixo e grupos de artesãos.

A ação é promovida pela produtora BR Corall Produções.

Confira abaixo a relação das unidades da Cultura Inglesa com pontos de coleta na Barra da Tijuca:

Barra – Jardim Oceânico
Avenida Olegário Maciel, 78, Barra da Tijuca – Tel: 2493-6133

Barra – Novo Leblon
Avenida das Américas, 7607 – Sala 305, Barra da Tijuca – Tel: 3325-1711.

« leia mais notícias

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: