Guia Jardim Oceânico
Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 13/07/2017 às 10:02
Prédios construídos irregularmente ameaçam a já poluída Lagoa da Tijuca
Prédios construídos irregularmente ameaçam a já poluída Lagoa da Tijuca
Prédio irregular em construção à beira da Lagoa da Tijuca - Foto de leitor / Foto de leitor
  • Prédios construídos irregularmente ameaçam a já poluída Lagoa da Tijuca

A movimentação começou há pelo menos três anos, segundo vizinhos. E, recentemente, tem se intensificado: no momento, um prédio, que já tem quatro andares, cresce à beira da Lagoa da Tijuca, próximo à comunidade da Muzema e em frente a uma ecobarreira. Está ao lado de outras construções recentes, todas dentro da faixa marginal de proteção da lagoa, ou seja, a menos de 30 metros do espelho d‘água, o que põe em risco sua conservação, assim como a fauna e a vegetação ao redor.

Moradores da Barra e dos bairros adjacentes que acompanham de longe o surgimento dos prédios preveem uma piora considerável na já degradada Lagoa da Tijuca, com mais lançamento de esgoto in natura na água.

— Essas construções têm potencial para adicionar mais resíduos à água, que já está extremamente poluída. É um crime ambiental bem na frente de todo mundo, e ninguém faz nada — queixa-se um deles.

Procurada pelo GLOBO-Barra, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação informou, por meio de nota, que já existem diversos processos relativos a construções irregulares no local e que as ações administrativas cabíveis estão em curso. Mesmo assim, a pasta enviará uma equipe ao local para avaliar a situação.

« leia mais notícias

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/predios-construidos-irregularmente-ameacam-ja-poluida-lagoa-da-

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: