Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 18/10/2020 às 09:10
Água do Canal da Joatinga apresenta coloração esverdeada; biólogo suspeita de presença de bactérias que se proliferam em esgoto
Água do Canal da Joatinga apresenta coloração esverdeada; biólogo suspeita de presença de bactérias que se proliferam em esgoto
Divulgação

A água do Canal da Joatinga tava com uma cor diferente neste sábado (17). O canal que deságua no Quebra-mar, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, estava esverdeado.

O biólogo Mário Moscatelli atribuiu a coloração da água à presença de cianobactérias, que se multiplicam pela falta de tratamento do esgoto despejado nas lagoas.

Segundo o biólogo, dependendo da espécie de cianobactéria ela pode causar doenças às pessoas.

O Instituto Estadual do Ambiente informou que a coloração esverdeada da água é provocada pela proliferação de algas, por causa do despejo de matéria orgânica, principalmente esgoto, nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá.

O órgão acrescenta que ações de saneamento básico são atribuições dos municípios e das concessionárias de água e esgoto.

A Prefeitura do Rio disse que existe um Termo de Reconhecimento Recíproco entre Estado e Município, que concede à Cedae os serviços de água e esgoto do município do Rio. "Cabe à Cedae também atuar nas comunidades da cidade onde haja Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), como na Cidade de Deus, que é a maior comunidade da região. A gestão do complexo lagunar de Jacarepaguá, que o Canal da Joatinga faz parte, é também do Governo do Estado", diz o texto.

A prefeitura diz ainda que a maior contribuição de esgoto irregular provém de problemas nas redes da área formal, conforme estudo da Rio-Águas.

« leia mais notícias

fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/10/17/agua-do-canal-da-joatinga-apresenta-coloracao-esverdeada-biologo-e-inea-suspeitam-de-esgoto.ghtml

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: