Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 29/10/2020 às 17:32
Patrulha Ambiental resgata jacaré amputado de duas patas na Ilha da Coroa na Barra
Patrulha Ambiental resgata jacaré amputado de duas patas na Ilha da Coroa na Barra
Reprodução

A Prefeitura do Rio, por meio da Patrulha Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, resgatou nesta quarta-feira, dia 28/10, um jacaré de dois metros na Ilha da Coroa, na Barra da Tijuca. 

Moradores avistaram um homem não identificado batendo com uma vara de bambu no animal e fizeram uma denúncia e um pedido de resgate por meio da central de atendimento do telefone 1746.

Um dos moradores laçou o animal para garantir que o jacaré não fugisse enquanto aguardava a chegada da Patrulha Ambiental. Os agentes da Guarda Municipal tiveram muito trabalho para tirar o animal da Lagoa, próximo à ponte que liga o continente à Ilha da Coroa, na Barrinha, por conta de seu porte e a forte resistência ao resgate.

O animal foi encontrado com duas de suas patas amputadas, a dianteira direita e a traseira esquerda, provavelmente em disputa por território com outro macho, muito comum entre animais desta espécie. Isso, contudo, não compromete a sua locomoção e tampouco a sua sobrevivência.

O jacaré foi levado para o Parque Natural Municipal Chico Mendes que possui um recinto isolado para jacarés, onde ficará em observação e cuidados de biólogos e veterinários. Só depois desta avaliação é que o animal será devolvido a seu habitat natural.

Resgate de filhote
Na terça-feira, dia 27/10, a Patrulha Ambiental também resgatou um filhote de jacaré no Parque Madureira. O animal foi confundido com um lagarto e os frequentadores acionaram a Guarda Municipal sediada no parque, que prendeu o filhote até a chegada da Patrulha Ambiental.

O animal foi levado para a base I da Patrulha Ambiental, no Centro do Rio, enquanto aguarda para ser transferido para o Parque Municipal Chico Mendes.

Patrulha Ambiental
A Prefeitura do Rio orienta a população a acionar sempre a Patrulha Ambiental, caso flagrem animais silvestres em área urbana e em situação de risco, pela central 1746, que funciona 24 horas. O manuseio dos animais sem a presença dos agentes não é aconselhável e perigoso. A Patrulha Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é constituída por fiscais e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental.  

« leia mais notícias

fonte: https://prefeitura.rio/cidade/patrulha-ambiental-resgata-jacare-amputado-de-duas-patas-na-ilha-da-coroa-na-barra/

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: