Guia Jardim Oceânico
Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 14/07/2017 às 09:03
Mutirão para renegociar IPTU chega à Barra
Mutirão para renegociar IPTU chega à Barra
Mutirão realizado em 2015 no Fórum da Barra - Fabio Rossi / Fabio Rossi
  • Mutirão para renegociar IPTU chega à Barra

O Concilia Rio, mutirão de negociação fiscal para dívidas de IPTU, ISS e outros tributos com descontos nos juros, estará na Barra de segunda a sexta-feira que vem. É uma boa notícia, já que o bairro é o maior devedor da cidade em montante de IPTU: são R$ 1,8 bilhão em atraso. Segundo a Procuradoria da Dívida Ativa, o número é explicado pelo rápido crescimento da área nas últimas duas décadas.


Parceria entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o programa convida os contribuintes a pagarem suas dívidas com descontos nos juros. Interessados deverão comparecer ao Fórum da Barra (Avenida Luís Carlos Prestes, ao lado do Barrashopping), das 10h às 17h.

— O programa tem dois aspectos importantes. O primeiro é reforçar a arrecadação do Município, que teve uma queda acentuada este ano. Além disso, com a crise financeira, ele é uma ferramenta importante para o contribuinte se manter em dia com o fisco. Nesta edição, oferecemos um percentual de desconto nos juros maior para o pagamento à vista, bem como abatimento nos encargos, com prazo mais longo, para o devedor que precisa parcelar o débito — afirma o procurador geral do município, Antonio Carlos de Sá.

No caso do pagamento à vista de dívidas tributárias, a redução é de 80% nos juros. Se o débito for parcelado em até 12 vezes, o desconto nos encargos é de 50%; e de 30%, se dividido entre 12 e 48 vezes. Já para multas administrativas, o desconto pode chegar a 100% dos juros. Os contribuintes também podem buscar atendimento nos postos fixos da Dívida Ativa.

Caso a dívida não seja paga, o contribuinte pode perder seu imóvel ou ter o valor do débito bloqueado na conta-corrente por ordem judicial, dependendo do caso. Quem renegocia o valor deve se comprometer a pagar as parcelas em dia. Se houver inadimplência superior a 30 dias, o acordo perde o efeito.

« leia mais notícias

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/mutirao-para-renegociar-iptu-chega-barra-21581472

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: