Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 07/12/2020 às 09:44
O mundo à mesa: Barra da Tijuca ganha novos restaurantes, dedicados à culinária de diferentes países
O mundo à mesa: Barra da Tijuca ganha novos restaurantes, dedicados à culinária de diferentes países
A chef Heaven Delhaye em seu restaurante D'Heaven, no Shopping Village Mall Foto: Luiza Moraes / Agência O Globo

Após perder dezenas de restaurantes durante a pandemia, a Barra da Tijuca e os bairros vizinhos renovam sua oferta gastronômica, sempre marcada pelo ecletismo. De cafeteria em contêiner a francês contemporâneo, passando por restaurante temporário (mas que pode virar fixo), as ofertas enchem os olhos e prometem satisfazer os paladares.

Chama a atenção o número de estabelecimentos dedicados à culinária de outros países. Na última terça-feira, o Katmandu abriu as portas no Nível Lagoa do BarraShopping. O foco da matriz, em Vila Valqueire, é a culinária japonesa, mas o cardápio da nova unidade é mais amplo, com receitas também de China, Tailândia e Vietnã. Outra diferença é que a casa original abriga shows, e a do BarraShopping tem ambiente mais intimista.

— Buscamos incluir o Brasil no cardápio, mas sempre com temperos asiáticos. Sem falar do nosso japa, que tem como carro-chefe sushis com temperos artesanais — explica a sócia Fernanda Albuquerque, que também é a arquiteta do projeto.— Além da alta gastronomia, temos uma experiência visual bem temática. Da fachada até o sushi bar, por exemplo, há cerca de quatro mil tsurus fazendo uma revoada. E um dos salões é inspirado em Bali.

O VillageMall ganhará mais dois restaurantes este mês. O Amalfitana, com gastronomia inspirada nessa região da costa da Itália, abrirá as portas terça-feira com conceito de osteria e grande investimento em aperitivos e entradas. Carnes e frutos do mar grelhados no braseiro são um diferencial, diz o proprietário, Gustavo Vieira.

— Não sou do ramo, mas sempre fui apaixonado por gastronomia. Montei esse projeto pensando nas experiências das quais eu sentia falta como frequentador do VillageMall— conta.

O espaço tem três ambientes: uma varanda interna, dentro do shopping, uma externa, com vista para a Pedra da Gávea, e o salão.

A outra novidade será o francês Le Jardin du Cuisinier, do chef David Jobert, também responsável pelo L’Atelier du Cuisinier, no Centro, e pelo Le Bistrot du Cuisinier, em Ipanema. O estabelecimento, no térreo do shopping, servirá pratos executivos. Como entrada, o ponto forte será a Trilogia, que inclui bolinho de carne, queijo e salmão defumado.

— Todas as entradas têm muito queijo, porque comemos muito isso na França. Mas, antes de qualquer pedido, servimos o mise en bouche, uma cortesia que é uma sopinha acompanhada de pão francês e patê da casa — explica Jobert.

O nome do restaurante, O Jardim do Cozinheiro em português, é uma referência à decoração do espaço, cercado de plantas, e uma homenagem à profissão.

— Antes de sermos chef, somos todos cozinheiros. Sempre faço questão de valorizar nossa profissão, que tem pouco reconhecimento tanto aqui no Brasil como na França — afirma o chef.

Também no VillageMall, o D’Heaven, nova investida da chef Heaven Delhaye, recria a atmosfera parisiense em seu salão. Ela se inspira na tradicional culinária da França para criar um menu contemporâneo que passeia também pelas cozinhas italiana, uma de suas especialidades, e brasileira.

Segundo Heaven, o restaurante é um misto de evolução e recomeço para o Chez Heaven, que funcionava no Vogue Square e acabou fechando na pandemia.

— Pensei muito na minha carreira este ano. Essa casa é como uma nova chance para mim. Não importa o quão difícil é a situação, se temos boas ideias, acredito que a coisa dá certo! — diz a chef, que também responde pelas cozinhas dos italianos Heaven Cucina e Nonna Per Heaven, no Vogue Square.

Torta inglesa e casa com prazo para fechar

Apaixonados por hambúrgueres artesanais e viciados em banoffee, torta inglesa feita com bananas, creme e caramelo, os atores e amigos Ronny Kriwat, Andrey Lopes e Juliano Laham são responsáveis por outra novidade gastronômica. Ou melhor, duas, reunidas num só espaço: abriram, na Rua José Wilker, próximo ao Shopping Metropolitano, o Buzza Burguer e Gattô Banoffee, cujos carros-chefes são os hambúrgueres e a torta inglesa de banana com doce de leite.

— Fazer comida é uma segunda arte na minha vida. Dei vários pitacos na cozinha, sugerindo molhos e temperos — conta Laham.

Desde a infância, o hambúrguer também seduziu Jonathan Couto, de 26 anos. Ele conta que cresceu no trailer onde o pai vendia sanduíches e guarda na memória o sabor do tempero. Aos 16 anos, ele já era sócio de uma loja do ramo, mas acabou se afastando para se dedicar aos estudos e à música. Em 2019, junto com a mulher, a influenciadora Sarah Poncio, e os cunhados, o cantor Saulo Poncio e a atriz Gabi Brandt, ele adquiriu a Hummburg, hamburgueria que recentemente passou a se chamar El Poncio e acaba de ganhar nova filial no VillageMall.

— Concluímos que só tínhamos comprado uma ideia, porque modificamos tudo: o cardápio, as receitas, as pessoas, o estilo da marca. A única coisa que não tinha sido mudada ainda era o nome, que não tinha nossa cara — diz Jonathan, salientando que o grupo também investe em sobremesas.

No Itanhangá, foi inaugurado o Feu, restaurante com jeito de pop-up store no Espaço Lamartine. Pedro Vidal, um dos idealizadores da festa Seu Vidal, evento que reunia cerca de três mil pessoas antes da pandemia, conta que a casa surgiu porque ele e os sócios queriam combinar gastronomia e balada com a maior segurança possível.

Não há pista de dança, mas todas as noites, DJs resgatam o clima de festa enquanto clientes confraternizam nas mesas. O Feu oferece gastronomia contemporânea e coquetelaria de excelência. O forte são as carnes, mas também há espaço para vegetarianos, conta a atriz Giulia Costa, outra sócia da casa.

Como toda festa tem hora para acabar, o plano é que o Feu funcione apenas no verão. Porém, segundo Vidal, há grandes chances de haver uma guinada e o restaurante se manter fixo ou abrir de novo no inverno:

— Estamos construindo a marca do zero, no meio da pandemia, e queremos que ela tenha continuidade. Pode vir a ser um sucesso muito grande, e o planejamento inicial mudar. Quem sabe?

Café, doce e pãozinho para distrair

Na Avenida do Pepê, a novidade foi movida pelo saudosismo. O espaço onde funcionava a padaria Dona Olinda, conhecida por seu café da manhã, ficou vazio até que um antigo cliente do estabelecimento decidiu reabri-lo com o nome de Padaria da Praia.

Chef executivo do estabelecimento, Ricardo Gullo conta que o novo proprietário, que prefere permanecer no anonimato, procurou um consultor para ajudá-lo a transformar a loja de mil metros quadrados em um espaço gastronômico que unisse padaria, confeitaria, pizzaria, sorveteria, bar, restaurante e mercearia. Para fazer as adaptações, foi necessário fazer uma obra que durou um ano e dois meses.

Outro empreendimento guiado por memórias afetivas é a 22 Special Coffee, cafeteria em forma de contêiner aberta no Via Parque. Sua história começa em 2017, quando o publicitário Rodrigo Castro planejava abrir uma loja com o pai, que acabou morrendo no mesmo ano, sem concretizar esse sonho.

– Dois dias depois, eu fui a uma cafeteria, e o barista percebeu que eu estava para baixo e me perguntou o que eu tinha. Disse que estava triste, mas que era melhor deixar para lá. Então, ele me estendeu uma caneca e disse que esperava que o meu dia melhorasse com aquele café, que tinha sido feito para mim com muito amor e carinho. Aquilo me tocou porque era uma pessoa que mal me conhecia e me estendia a mão no momento mais difícil da minha vida – lembra Castro, que conta ter visto ali um sinal.

Alguns anos depois, ele fala orgulhoso da loja na Barra, aberta um ano após a matriz, localizada em Botafogo. Em ambas, explica, ele busca manter vivo o sonho que compartilhava com o pai e reproduzir o atendimento sensível que o confortou durante seu luto. Unindo paladar e gentileza, serve cafés nacionais especiais feitos com grãos que ele mesmo torra. Além das versões tradicionais, o cardápio apresenta fusões inusitadas com café, que é encontrado em drinques com frutas e até em cerveja.

Tem contêiner e tem quiosque novo. Em janeiro, a marca Caneco 70 chegará a São Conrado sob a forma de um quiosque pop-up na orla. A iniciativa é do empresário André Barros, que também abrirá casas em Ipanema e Copacabana.

Serviço


22 SPECIAL COFFEE

A cafeteria instalada num contêiner no Via Parque Shopping serve versões tradicionais da bebida e drinques em que o café está presente. Avenida Ayrton Senna 3.000, Barra. WhatsApp: 99503-6545.


AMALFITANA

O restaurante italiano, que será inaugurado terça-feira no BarraShopping, servirá, como indica o nome, comida da Costa Amalfitana, na província de Salerno, com destaque para petiscos e entradas. Avenida das Américas 4.666.


BUZZA BURGUER E GATTÔ BANNOFEE

A hamburgueria e doceria dos atores Ronny Kriwat, Andrey Lopes e Juliano Laham fica na Avenida José Wilker 400, loja 125, próximo ao Shopping Metropolitano Barra.


D’HEAVEN

Nova casa italiana da chef Heaven Delhaye. VillageMall: Avenida das Américas 3.900, piso L3. Telefone: 98911-1953.
 

CANECO 70

Um quiosque da marca que durante anos brilhou como restaurante à beira da Praia do Leblon será inaugurado em janeiro, em São Conrado, e funcionará apenas durante o verão.


El PONCIO

A hamburgueria, nascida de uma reformulação da marca Huumburg, abriu uma filial no VillageMall: Avenida das Américas 3.900, piso L3, loja 306.


FEU

As carnes são o forte no restaurante temporário aberto no Espaço Lamartine, na Estrada da Barra da Tijuca 3.068, no Itanhangá, onde DJs animam o ambiente. Telefone: 97179-4011.


KATMANDU

O restaurante de culinária asiática, com matriz em Vila Valqueire, acaba de chegar ao BarraShopping, no Nível Lagoa. Telefone: 3117-4523.

 
LE JARDIN DI CUISINIER

De culinária francesa, a nova empreitada do chef David Jobert abrirá as portas ainda este mês, no VillageMall.

 
PADARIA DA PRAIA

Combinação de padaria, confeitaria, pizzaria, sorveteria, bar, restaurante e mercearia, ocupa o lugar onde funcionava a padaria Dona Olinda. Avenida do Pepê, 380. Telefone: 2205-4890.

« leia mais notícias

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/o-mundo-mesa-barra-da-tijuca-ganha-novos-restaurantes-dedicados-culinaria-de-diferentes-paises-24779380

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: