Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 02/12/2017 às 11:14
Moradores de comunidades fazem protesto na Barra contra política de remoção da prefeitura
Moradores de comunidades fazem protesto na Barra contra política de remoção da prefeitura
Moradores de Rio das Pedras fazem protesto contra remoções na favela nesta sexta-feira - Fábio Cordeiro / Agência O Globo

Integrantes de movimentos sociais e moradores de comunidades do Rio se concentram, no início da noite desta sexta-feira, nos arredores do condomínio Península, na Barra da Tijuca, residência do prefeito Marcelo Crivella. O grupo protesta contra a política de remoção e despejos da prefeitura. O encontro começou a tomar forma por volta das 14h, e foi organizado pelo Conselho Popular, entidade que defende o direito à moradia. Os manifestantes pretendem acampar com faixas e barracas, na frente da portaria de Crivella, até segunda-feira, como forma de pressionar o prefeito recebê-los.

— É um absurdo o prefeito ser conivente com o fato das pessoas estarem perdendo suas moradias. É um processo desumano. O número de idosos nessas famílias é enorme. Para quem disse na campanha à prefeitura que queria cuidar das pessoas, isso é uma grande contradição — diz Sérgio Ricardo, fundador do Movimento Baía Viva, que defende o direito à moradia de comunidades quilombolas, pescadores e agricultores.

Ele ressalta que esta é a segunda tentativa de diálogo com prefeito.

— No dia 13 de novembro, fizemos uma marcha da Cidade de Deus até a casa do prefeito. Ao chegar lá, fomos recebidos por um forte aparato policial e guardas municipais. Na ocasião, ouvimos que seríamos retirados nem que fosse com canhões. Depois, o secretário de Ordem Pública mentiu para o povo, dizendo que tinha agendado uma reunião nossa com o prefeito. Até hoje, isso não aconteceu — lamenta.

Mais cedo, moradores removidos de uma comunidade na Ilha fecharam o acesso ao Galeão. O objetivo dos atos, de acordo com integrantes do conselho, é protestar contra possíveis remoções de pessoas que residem no entorno do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Estadual da Pedra Branca, assim como de moradores de Rio das Pedras e de comunidades da Ilha do Governador. O Conselho Popular estima que, caso haja um novo ciclo de remoções, cerca de 50 mil famílias possam ser obrigadas a deixar suas casas.

— Na gestão anterior, durante os megaeventos esportivos, que culminaram na Olimpíada, foram removidas 67 mil pessoas de baixa renda no município — afirma Sérgio Ricardo.

Caso não consigam chegar até o prefeito, os manifestantes pretendem acampar também, daqui a uma semana, diante do Palácio da Cidade, sede do governo municipal, em Botafogo. Para o dia 15, está prevista uma ceia natalina em frente à prefeitura, no Centro.


« leia mais notícias

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/moradores-de-comunidades-fazem-protesto-na-barra-contra-politica-de-remocao-da-prefeitura-22139456

Curta o Guia Jardim Oceânico:




Últimas notícias:

Esclarecimento do 31º BPM15/12/2017 às 20:11Esclarecimento do 31º BPM

 

Deli Delícia da Olegário participa do Beer District dia 1615/12/2017 às 20:04Deli Delícia da Olegário participa do Beer District dia 16

 

As águas da Tijuca: região de praias tranquilas e badaladas15/12/2017 às 10:03As águas da Tijuca: região de praias tranquilas e badaladas

 

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: