Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 08/02/2018 às 22:59
Shopping é autuado por obra irregular que contaminava população de jacarés
Shopping é autuado por obra irregular que contaminava população de jacarés
Obra estava sendo feita no terreno ao lado do Station Mall, na Avenida Ayrton Senna - Brenno Carvalho / Agência O Globo

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) atuou quatro pessoas na tarde desta quinta-feira, acusadas de serem responsáveis por uma obra irregular num terreno ao lado do shopping Station Mall, no Recreio. Após receberem denúncias, os policiais verificaram que um aterramento estava sendo feito sem as devidas licenças, e por consequência os jacarés que vivem na lagoa a poucos metros do local estavam sendo contaminados.

O Station Mall fica na Avenida Ayrton Senna, numa área de terreno pantanoso, o que seria a motivação para o aterro. O problema, segundo o chefe de investigação da DPMA, Fernando Mousse, é que não havia as licenças ambiental e de obras.

— Ali é um habitat dos jacarés que estava sendo degradado por causa de uma obra irregular — afirmou Mousse.

No início do dia, circularam vídeos na internet em que apareciam os jacarés, no meio de uma água contaminada. Foram autuados dois donos das oficinas mecânicas do shopping, uma de carro e outra de moto, além do administrador e do engenheiro do Station Mall. Eles foram enquadrados no artigo 60 da lei 9605/98, de crimes ambientais.

Segundo Mousse, também será investigado o lançamento irregular de resíduos na Lagoa de Jacarepaguá, bem como a degradação da faixa marginal de área de proteção ambiental.

— Hoje foi visto que o esgoto das lojas é lançado diretamente na lagoa, contaminando os jacarés — disse o chefe de investigação.

A denúncia também chegou ao ambientalista Mario Moscatelli, que criticou o empreendimento.

— É um descaso total, um crime ambiental na cara de todos. O Station Mall aterrando e jogando lixo de obra, operando geradores no lago onde se encontra uma pequena população de jacaré de papo amarelo — criticou Moscatelli.

« leia mais notícias

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/shopping-autuado-por-obra-irregular-que-contaminava-populacao-de-jacares-22380839

Curta o Guia Jardim Oceânico:




Últimas notícias:

O amor está no ar no Jardim Oceânico13/12/2018 às 00:29O amor está no ar no Jardim Oceânico

 

Feirão das Malhas é inaugurado na Barra da Tijuca13/12/2018 às 00:14Feirão das Malhas é inaugurado na Barra da Tijuca

 

Veículo é recuperado durante operação na Av. Ayrton Senna13/12/2018 às 00:13Veículo é recuperado durante operação na Av. Ayrton Senna

 

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: