Por: Déborah Gama
A tigela funda e recheada com frutas frescas, vegetais, uma porção de peixe, arroz Gohan (o mesmo do sushi), e muitas outras delícias, tem se tornado cada vez mais popular em diversos lugares do mundo, especialmente nas ruas do Rio de Janeiro. Com ar tropical e o frescor do prato, o Poke é uma ótima opção para o clima tropical e os dias quentes cariocas, além de ser saudável.
Por mais que, devido a apresentação, ingredientes e modo de consumo, o Poke pareça pertencer à culinária oriental, o prato foi criado no Havaí, como uma alternativa para os dias de verão. A palavra “Poke” significa “cortar ou fatiar”, o que caracteriza os alimentos bem cortados e fatiados em pequenas porções. A Barra da Tijuca não está fora da tendência e apresenta diversos restaurantes especializados no prato havaiano.
Mana Poke
Localizado no coração gastronômico da Barra da Tijuca, na Olegário Maciel, o Mana Poke tem destaque entre os apaixonados por comidas refrescantes e que fazem bem à saúde. Com diferentes opções de tamanhos de bowls, os pokes são servidos com 80, 100 ou 120 gramas de proteínas. Um destaque da casa é o prato que carrega o nome do estabelecimento. O poke Mana leva quinoa, mix de folhas, frango, molho mana, tomate cereja, cenoura, pepino japonês, manga, abacate, chips de mandioca, couve crispy e amendoim, além de acompanhar cebola roxa, cebolinha e gergelim.
Para os clientes criativos com uma fome específica, o restaurante permite a personalização de pokes. As opções de montagem são duas bases (arroz integral ou japonês, espaguete de abobrinha, miz de folhas e outros), três toppings (com frutas como manga, abacaxi, abacate, kiwi, e kani, cenoura, cream cheese, sunomomo, e outras opções), dois crunches (como cebola ou couve crispy, chips de batata doce, mandioca e outros), duas proteínas (frango, ovo de codorna, atum, salmão, salmão grelhado e outros), uma nut (amendoim, castanhas e outras), um molho (shoyo, mostarda e mel, ponzu, tarê e outros), e a finalização como desejar.
O Mana Poke também oferece opções veganas, como o Poke Vegan, com espaguete de abobrinha, mix de folhas, shimeji, molho ponzu, tomate cereja, cenoura, sunomomo, cebola crispy, chips de mandioca e amêndoa laminada. E, para os que amam uma comida saudável e com poucas calorias, o cardápio prepara sobremesas como o Brownie Fit e sucos naturais, como o Suco Detox, com abacaxi, limão, couve e gengibre.
Serviço:
Contato: (21) 3557-5929
Local: Av. Olegário Maciel, 214 – Barra da Tijuca
Hula Hula Beach Bar
Conhecido pelos pratos refrestantes, o quiosque agradável e aconchegante à beira mar apresenta uma série de pokes que já são a cara da casa, como o Hula Hula Poke – com cubos de salmão cru, base de arroz gohan, tomate cereja, abacate e chips de batata doce.
Além disso, também é possível montar o próprio poke, a partir de R$62. O cliente pode escolher uma base (arroz gohan, mix de folhas, quinoa, bifum ou sem base), uma proteína (diferentes tipos de pescado, como salmão, atum, peixe branco, camarão, e diversas receitas de frango), até quatro toppings, com a opção de adicionar outros (brócolis, cebola, cenoura, tomate cereja, rúcula, chips, sunomomo, abacate, guacamole, crispy, cream cheese e muito mais). Para finalizar, é possível escolher um molho, com a opção de adicionais (tradicional, maracujá, ponzu, teriyaki e shitake).
Além das saladas havaianas, o local também oferece entradas, petiscos, hambúrgueres, pratos para família, saladas, sobremesas, drinks e sucos.
Serviço:
Contato: (21) 96830-2277
Local: Praia da Barra, posto 7