A Prefeitura do Rio anunciou, na manhã deste sábado (6), um pacote de medidas voltadas ao ordenamento da orla. As iniciativas incluem o lançamento de um novo protótipo de barracas de praia para os ambulantes cadastrados no município e a implantação de um sistema de monitoramento de ruídos em quiosques.
Novo modelo de barracas
Os modelos foram desenvolvidos pela concessionária Orla Rio, seguindo critérios atualizados para padronização da orla carioca. As novas estruturas passarão por um período de testes de um mês, com consulta direta aos barraqueiros.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é modernizar sem perder a identidade cultural das praias.
“É um protótipo que vai ser testado durante um mês, com consulta aos próprios barraqueiros. No verão, a gente vai estar com a praia devidamente organizada e com os cariocas colaborando. O material atende bem ao barraqueiro e combina com a estética da praia carioca”, afirmou Paes.
Controle de ruído
Além da padronização das barracas, a prefeitura anunciou um sistema de medição de poluição sonora, atualmente em fase de calibragem. O equipamento ficará instalado nos quiosques, captando dados sonoros para auxiliar no controle de volume de música e no cumprimento das normas.
“É uma atitude muito importante da Orla Rio, essa coisa da autofiscalização. Com o controle de poluição sonora, somada à estética das barracas, a gente vai ter esse espaço, que é democrático e de todos. Pode ter música, mas tem que ter horário para acabar e volume máximo. Com essa autofiscalização da Orla Rio, vamos fazer a diferença”, destacou Paes.
Fiscalização e alcance
A fiscalização continuará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal, que podem aplicar multas e até cassar o alvará em casos de descumprimento.
Atualmente, o sistema de monitoramento já está presente em 117 dos 309 quiosques administrados pela Orla Rio. A primeira fase inclui quiosques de Copacabana e Leme, além das novas estruturas de Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio. A meta é expandir o projeto para toda a orla carioca.



