Prefeitura assina contrato para implantação do transporte aquaviário na Barra e em Jacarepaguá

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A Prefeitura do Rio assinou, nesta quarta-feira (17), o contrato de concessão do novo sistema de transporte aquaviário de passageiros que atenderá as regiões da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A empresa vencedora da licitação dará início às obras pela Lagoa da Tijuca e terá prazo de um ano para começar a operação. O contrato, de R$ 101 milhões, prevê que as tarifas sejam compatíveis com as cobradas nos demais transportes municipais.

O projeto contará com quatro linhas principais (Jacarepaguá, Lagoa da Tijuca, Joatinga e Marapendi). As estações terão painéis informativos exibindo horários das viagens e número de assentos disponíveis em cada embarcação.

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O mapa com as lnhas do novo transporte – Foto: Reprodução da TV Globo

📊 Números do projeto

  • Demanda estimada: mais de 81 mil passageiros por dia útil
  • Concessão: 25 anos
  • Investimento inicial: R$ 101 milhões
  • Terminais obrigatórios: Jardim Oceânico (Metrô), Linha Amarela, Rio das Pedras, Muzema e Gardênia
  • Possibilidade de criação de novos pontos de embarque e desembarque

Segundo a Prefeitura, cerca de 16% da população do município vive na área de influência do sistema (Barra, Recreio, Jacarepaguá e adjacências). Jacarepaguá é atualmente o bairro mais populoso da cidade, fator que reforça a necessidade de diversificação no transporte.

“A exploração sustentável desta modalidade de transporte reorganiza a mobilidade da cidade, complementando a malha viária (BRTs, BRS) e metroviária (até a Barra), além de melhorar a oferta de transporte público em uma região que cresce exponencialmente em população”, destacou o município.

🔙 Tentativas anteriores

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura tenta implantar o transporte aquaviário nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá. Em duas ocasiões anteriores, as licitações foram consideradas desertas, sem interessados.

Na proposta inicial, o plano previa 16 linhas e transporte diário de até 90 mil passageiros, com investimento privado de R$ 95,3 milhões. Agora, com o projeto redimensionado, a aposta é que finalmente a iniciativa saia do papel.

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