Uma altercação culminou em disparos de arma de fogo no estacionamento do BarraShopping, localizado na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio, no início da noite de quinta-feira (13).
De acordo com a Secretaria de Governo, agentes do Segurança Presente foram acionados no local com o objetivo de coibir o consumo de entorpecentes por entregadores na área a eles destinada. A nota oficial da secretaria relata: “Ao chegarem, os agentes foram agredidos e reagiram para se defender”.
O governo informou que dois indivíduos foram encaminhados à delegacia.
O incidente ocorreu na saída do estacionamento, próximo à Avenida das Américas. Vídeos que circulam nas plataformas digitais mostram um momento em que um homem ataca um dos agentes pelas costas, levando o policial a efetuar três disparos. Não é possível confirmar nas imagens se o agressor foi atingido, pois ele consegue se evadir.
Em outra cena, diversos entregadores, em sinal de protesto, cercam os policiais, que mantêm as mãos nas armas e procuram evitar a aproximação. O agente que efetuou os disparos se posiciona na retaguarda, enquanto o outro policial tenta dialogar com o grupo.
Manifestação e Impacto no Tráfego
O Centro de Operações Rio (COR) reportou que o trânsito na Avenida das Américas, no sentido Recreio, apresentava lentidão a partir do Downtown até a Avenida Ayrton Senna por volta das 20h.
O órgão municipal também informou que um grupo de manifestantes ocupava uma faixa da pista lateral da Avenida das Américas, na altura do BarraShopping, no sentido Av. Ayrton Senna, aproximadamente às 20h30.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e a Polícia Militar foram mobilizadas para o local. O COR acrescentou que o fluxo de veículos na via era intenso, com trechos de lentidão e retenção desde a Av. Ministro Ivan Lins.
Posicionamento das Partes
O BarraShopping confirmou, por meio de nota, que por volta das 18h, “em decorrência de uma abordagem da PM na área externa do empreendimento, houve um princípio de tumulto entre policiais e um grupo de motoboys.” O shopping assegurou que suas operações não foram impactadas e que o funcionamento seguiu a normalidade.
A Polícia Militar declarou que houve uma manifestação na Avenida das Américas, em frente ao Barra Shopping, em razão da ocorrência, mas que o ato já foi desmobilizado. Há um reforço policial na região.



