Focado quase que integralmente em sua carreira musical e prestes a lançar um novo álbum, o “Conectado”, com parcerias com nomes como Thiaguinho, Péricles e Belo, Mumuzinho encontrou uma brecha na agenda para dar continuidade a um sonho antigo que se tornou um projeto recente: o Bar do Mumuzinho (@bardomumuzinho), que ocupou o Shopping da Gávea entre o fim de 2022 e o início de 2024 e, agora, está sendo transferido para o Aerotown Barra, onde será inaugurado na próxima quinta-feira (20), a partir das 17h. Com área de 1.200 metros quadrados, três vezes maior que o espaço anterior, a casa se divide em cinco ambientes, com capacidade total para 400 pessoas. No cardápio, itens como arroz de costela, carne assada, ovo rosa e empadinhas, além de drinques diversos, incluindo alguns batizados com sucessos do artista, como Fulminante, Curto Circuito e Preliminares.
Filiais a caminho
A unidade é a primeira de nove que o cantor pretende inaugurar nos próximos anos. Outras três devem abrir ainda em 2025, sendo uma em Brasília, uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte, anuncia.
— Eu sempre quis ter um lugar para reunir meus amigos e fazer meu pagode. Ficamos na Gávea por um ano e sempre que eu tinha um tempinho ia para lá. A mudança está acontecendo porque quero estar mais perto do meu público. O Aerotown é de fácil acesso não só para quem mora na Barra, mas para quem é de bairros como Jacarepaguá e Recreio, já que tem uma estação do BRT em frente. Fica fácil também para quem vem da Zona Norte, como da Ilha do Governador, e até de Niterói — pontua Mumuzinho. — Temos como propósito levar alegria e momentos felizes para as pessoas. Trabalhamos muito isso ao longo do projeto. Queremos que as pessoas vejam o meu bar como o lugar para comemorar, para sorrir e para se alegrar, inclusive nos momentos difíceis da vida.

Palco e agenda de shows
Ampla, a casa tem um pé-direito de oito metros em seu vão central. No térreo, um dos destaques é um palco de 25 metros quadrados, situado no lado oposto a um dos bares onde são preparadas as bebidas. Nas laterais, dois mezaninos abrigam os camarotes. Num nível mais acima, um outro espaço, com visão frontal para o palco, abriga um segundo bar.
— Este boteco foi todo inspirado em bares da Zona Norte do Rio, principalmente os de Realengo (seu bairro de origem). Você vai se sentir em outro lugar. Ainda teremos a laje. Não podíamos deixar de ter um lugar aberto. Ainda estamos desenvolvendo esse espaço e estamos planejando várias coisas diferentes a serem realizadas nele — adianta, sem dar muitos detalhes.

O clima da casa será animado por uma programação regular de shows de samba e pagode. Na inauguração, quem se apresenta é o grupo Pique Novo, às 22h. No dia seguinte, sobem ao palco Jet Samba Black (19h30) e Banda Valve (23h). No dia 22, é a vez de Gabriel Sacramento (14h), Flavia Saolli (18h), Adriano Ribeiro (21h) e Segura a Nega (23h30). No dia 23, a diversão fica a cargo de Binho (13h30), Junior Filardis (16h) e Samba de Amor (20h30).
— O Rio está carente de lugares com shows que recebam até mil pessoas. E surgimos como um dos espaços mais bem preparados nesse perfil, com uma agenda forte montada pelo meu irmão, Marcelo Batista, que, além de ser um produtor competente, é uma pessoa muito querida no meio artístico — destaca o pagodeiro. — No negócio, eu sou o embaixador da marca. Não tenho uma função executiva na casa. Montamos uma equipe robusta e muito experiente, que conhece esse meio. Mas o bar será meu quintal. Sempre que a agenda permitir, estarei presente.
Toques pessoais e histórias via QR code
A marca foi toda inspirada na essência de Mumuzinho, conta o cantor. Parte de sua história e sua relação com pessoas que fizeram parte de sua carreira estarão disponíveis em painéis de LED espalhados pela casa, que exibirão fotografias. Para ter acesso a um vídeo com a história de cada uma, bastará o público apontar a câmera do celular para o QR code ao lado dela.
— Sou uma pessoa comum, filho de uma professora e um motorista. E o bar é uma mistura dessa simplicidade com muita alegria e um toque de elegância. As pessoas irão encontrar um pouco de mim nos diversos ambientes, que foram projetados para despertar sensações diferentes nos frequentadores. Nos banheiros, por exemplo, há um sistema com a minha voz, para que, mesmo longe, eu esteja presente o tempo todo. Fizemos uma brincadeira bem legal, mas não vou contar tudo, senão perde a graça, né? — diverte-se. — Uma das fotos dispostas na casa é com o Dudu Nobre, de quem já fui backing vocal. Tenho um enorme carinho por ele, que não poderia ficar de fora.
Vodca, gim, cachaça e mais
Para embalar a diversão, a carta de drinques combina vodca, Redbull de coco, extrato de baunilha, xarope de framboesa e de lichia e suco de limão na receita do Fulminante. O Curto Circuito é feito com gim, soda de capim-limão, Le Fruit Pera Monin, suco de limão, jambuzada e espuma cítrica de gengibre. Já o Preliminares leva gim, redução de frutas vermelhas, xarope de gengibre, espumante, suco de limão e espuma cítrica.
A ala das bebidas conta ainda com o Disco de Ouro (uísque, xarope de caramelo, redução de frutas amarelas, limão-siciliano, angostura e zest de limão-siciliano); Biricutico (tequila, suco de abacaxi, xarope de grapefruit, Quero Chuva de banana, suco de limão taiti e espuma cítrica); A Três (Balena, Licor 43 e Bananinha); Exandalo (gim, redução de frutas vermelhas com licor de cereja, gengibre e espumante rosé brut); e Xquenta (cachaça branca, cachaça amburana, xarope apple pie monin, xarope de pimenta caiena 1883, suco de limão taiti e club soda).
E o novo álbum?
No mesmo dia da abertura do bar, o público poderá conferir o novo álbum completo do artista. Uma das canções, “Sou céu ou chão”, lançada no dia 25 de fevereiro, é uma parceria com Thiaguinho. E uma das faixas mais aguardadas é “Em qualquer cama”, parceria com Péricles.