Antigo Terra Encantada vai virar área aberta com vias e praça de 9 mil m² na Barra da Tijuca

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A antiga área do parque Terra Encantada, localizada na Barra da Tijuca, passará por um processo de reurbanização que incluirá a abertura de três ruas e a criação de uma praça pública com mais de 9 mil metros quadrados. O projeto, que foi aprovado e licenciado pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, será implementado pela RJZ Cyrela. O investimento previsto para a obra é de R$ 35 milhões, com previsão de início em novembro.

As novas vias dentro do terreno farão a ligação entre a Avenida Ayrton Senna e a Avenida José Silva de Azevedo Neto, visando melhorar o fluxo de trânsito na região, que é uma preocupação frequente dos motoristas. A Prefeitura do Rio declarou que o propósito é “integrar o terreno à malha urbana da Barra com um modelo de ocupação que estimule uso misto e presença de pessoas no espaço público ao longo do dia”.

A praça será de acesso livre ao público e contará com áreas de lazer, convívio social, ciclovia, equipamentos para a prática de esportes, mobiliário urbano e áreas verdes com gramado. Toda a infraestrutura de serviços como energia, telefonia e internet será instalada de forma subterrânea, eliminando a fiação exposta. Para possibilitar a intervenção, o município licenciou o fracionamento do terreno, deu o aval para o desenho das novas ruas e assinou um termo que estabelece a obrigatoriedade da urbanização. A disposição das ruas e a integração com o entorno foram confirmadas por um relatório de diretrizes territoriais.

O terreno, que possui 160 mil metros quadrados, esteve fechado por 15 anos, desde que o parque encerrou suas atividades em 2010. Um dos lotes está planejado para receber o condomínio Park Avenue, que terá edificações residenciais e comerciais. A altura máxima permitida para as construções será de 34 metros, devido à proximidade com o Aeroporto de Jacarepaguá.

O uso de outros dois lotes já está definido. Um será destinado a uma unidade da rede de saúde Hapvida, com funcionamento 24 horas e 38 consultórios, representando um investimento de R$ 75 milhões. O segundo lote será ocupado por uma escola do Grupo Tamandaré, que terá 31 salas de aula e capacidade para até 800 alunos, com abertura prevista para o final do primeiro semestre de 2027.

Continue lendo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?