Após novo assalto a seu ônibus, condomínio da Barra muda itinerário de linha que circulava pela Linha Amarela

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Menos de um mês após o primeiro episódio, outro ônibus da frota exclusiva que transporta moradores do condomínio Rio 2, da Barra da Tijuca, foi assaltado. O coletivo fazia o trajeto de volta do Centro pela Linha Amarela, na noite de segunda-feira (31), quando foi abordado por criminosos durante um engarrafamento na curva que liga a Avenida Brasil à via. Nesta quarta-feira (2), a Associação dos Moradores do Rio 2 (AmoRio2) anunciou a decisão de desativar a parada no primeiro ponto da Linha Amarela, que fica após o local do assalto, na altura de Bonsucesso, e transferir o trajeto para a Linha Vermelha. A medida gerou revolta por parte dos usuários que embarcam no local.

Os moradores assaltados perderam bens como telefones celulares, notebooks, joias relógios. O servidor público Angelo Rodrigues estava no ônibus que foi assaltado, mas não chegou a ser abordado pelos criminosos:

— Eu estava lá atrás, nos últimos bancos do ônibus, na hora do assalto. Eles bateram na lataria ameaçando o motorista na curva de acesso à Linha Amarela pela Avenida Brasil e entraram. Chegaram a roubar os pertences de quem estava até a sexta ou sétima fileira, aí apareceu um carro de polícia na contramão e fugiram. Disseram que eram três criminosos, mas eu só vi dois. A gente fica preocupado porque tem que pegar esse ônibus para ir ao Centro de qualquer jeito, e essa não foi a primeira vez que a linha foi assaltada — avalia. — Sobre mudar o ponto de embarque ou transformar o ônibus em expresso, sem parada (outra hipótese aventada), não acho que resolveria porque eles aproveitaram o trânsito engarrafado para assaltar, não foi no ponto. Ontem havia uma viatura no local, só que não acredito que vá ficar para sempre, até porque a PM não tem efetivo para isso. Vai ficar ali um tempo e depois vão tirar e colocar em outro lugar que começou a ser mais visado pelos assaltantes. Não tem jeito; é o que acontece no Rio, o tal cobertor curto. Uma solução que talvez fosse mais viável seria colocar uma cabine da polícia ali na curva entre a Avenida Brasil e a Linha Amarela.

Em comunicado emitido aos moradores na terça-feira (1º), a AmoRio2 informou que dois envolvidos no crime foram presos e que alguns pertences foram recuperados e poderiam ser recuperados a 21ª DP (Bonsucesso). A associação reforçou a importância de as vítimas que tiveram algum bem roubado registrarem ocorrência, mesmo que de forma online, e informou sobre as alterações na linha:

“Quanto maior o número de registros, maior a mobilização junto às autoridades, o que pode contribuir para o reforço na segurança. Seguimos trabalhando e cobrando as autoridades competentes a implementação de medidas efetivas e duradouras que garantam maior segurança a todos. Recebemos a promessa de reforço policial no local. Além disso, estamos estudando outras ações para reduzir o risco de novas ocorrências”.

Nesta quarta (2), um outro comunicado da AmoRio2 anunciou a mudança do itinerário do ônibus:

“Em virtude das recentes ocorrências com nossos ônibus no itinerário da Linha Amarela – Centro Rio 2, a partir de hoje, dia 2/04/2025, serão implementadas alterações visando melhorar a segurança e proteção dos usuários do serviço de transporte: 1 – O itinerário Centro-Rio 2 será temporariamente alterado, passando a realizar o trajeto Linha Vermelha, a partir das 16h (saída Centro); 2 – O ponto da saída 9, na Linha Amarela, sentido Rio 2, será desativado definitivamente em todos os horários”.

A bióloga Renata Souza trabalha na Fiocruz e utilizava o primeiro ponto da Linha Amarela para embarcar no ônibus do condomínio. Ela argumenta que a mudança no itinerário não vai resolver o problema da insegurança.

— Não estava no ônibus assaltado, mas moro no Rio 2 e esse é o trajeto que faço diariamente. Sou usuária desse ponto que o condomínio, de forma arbitrária, extinguiu. Soubemos hoje que essa parada não vai mais existir e que o itinerário será alterado para a Linha Vermelha, passando por regiões tão perigosas quanto a do assalto. Isso vai prejudicar muito o grupo de moradores que trabalha naquela região de Bonsucesso e paga o condomínio como as outras pessoas — diz.

A publicitária Alexandra Rohr conta que moradores usuários do ponto que foi desativado estão organizando um abaixo-assinado para tentar reverter a medida:

— Não faz sentido deixar de oferecer o serviço que todos nós pagamos alegando insegurança, uma vez que o assalto não foi no ponto. E, se for por insegurança, qualquer lugar da cidade está sujeito a esse tipo de intercorrência, infelizmente.

Questionada sobre o assalto, a AmoRio2 respondeu enviando o comunicado a respeito do ocorrido publicado em suas redes sociais. Quanto à reclamação de moradores a respeito da mudança de itinerário do ônibus que passava pela Linha Amarela, não se pronunciou.

O que diz a Polícia

De acordo com a 21ª DP (Bonsucesso), as vítimas registraram ocorrência por meio da Delegacia Online e os criminosos foram presos em flagrante horas após o assalto ao ônibus do Rio 2, quando roubavam passageiros de um segundo veículo. Um inquérito foi aberto e as investigações estão em andamento para ouvir testemunhas e esclarecer todos os fatos.

A Polícia Militar, por sua vez, não comentou o caso especificamente. Disse, por meio de nota, que o comando da corporação monitora os dados sobre roubos a coletivos em todo o território estadual, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e dos profissionais que atuam no sistema rodoviário e destacou que direciona efetivos dos Batalhões de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) para reforçar o policiamento nas principais vias expressas da capital.

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/barra/noticia/2025/04/02/apos-novo-assalto-a-seu-onibus-condominio-da-barra-muda-itinerario-de-linha-que-circulava-pela-linha-amarela.ghtml

Continue lendo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?