Arquiteto Slomo Wenkert lança livro sobre legado na Barra da Tijuca

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Um dos maiores nomes da arquitetura carioca, Slomo Wenkert lança no próximo dia 4 de setembro o livro “Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert”. O evento de autógrafos será realizado a partir das 18h, na Livraria Argumento, no Leblon, e deve reunir familiares, empresários, autoridades e admiradores de sua trajetória.

Com mais de seis décadas de carreira e mais de 500 projetos realizados, Wenkert é considerado um dos principais responsáveis pela transformação urbana da Barra da Tijuca. A publicação, da editora TIX, conta com patrocínio da Multiplan, Carvalho Hosken e do Hilton Barra Rio de Janeiro, reunindo memórias, imagens históricas e bastidores da criação de empreendimentos que ajudaram a moldar a paisagem do Rio.

Entre os marcos de sua produção estão o Itanhangá Hills, primeiro condomínio com piscinas nas varandas; o Village São Conrado, pioneiro em projeto urbanístico integrado; e o Atlântico Sul, que redefiniu o conceito de moradia de luxo na cidade. Em parceria com a Multiplan, Wenkert assinou empreendimentos icônicos como o Centro Empresarial BarraShopping e o Golden Green, condomínio de frente para a praia integrado a um campo de golfe.

“Mais do que reunir projetos, o livro reflete uma vida inteira dedicada à arquitetura. Cada linha, cada traço carrega um pedaço da nossa história”, resume Wenkert, que aos 84 anos segue à frente do escritório que fundou.

A edição traz prefácios de Carlos Felipe de Carvalho, CEO da Carvalho Hosken, e de José Isaac Peres, fundador da Multiplan, além de ensaios de arquitetos e colaboradores. Para a editora Ana Borelli, responsável pela curadoria, o livro reúne “um patrimônio de desenhos, fotos e documentos que revelam a multiplicidade do arquiteto, também empresário e desenvolvedor”.

O exemplar é ilustrado com imagens inéditas do acervo pessoal de Wenkert e registros recentes do fotógrafo Marcos Gusmão. O arquiteto Marcos Sá reforça a importância do lançamento:

“Descobri que muitos edifícios que admirava na cidade eram de sua autoria. É fundamental inserir sua produção na historiografia oficial da arquitetura carioca.”

Com acabamento de luxo, capa dura e 224 páginas, a obra estará disponível em livrarias do Rio e de São Paulo pelo preço de R$ 150.

Serviço

📘 Lançamento do livro “Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert”
📍 Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417, Leblon
📅 4 de setembro (quinta-feira), a partir das 18h
📚 Editora: TIX | 224 páginas | Capa dura | Preço: R$ 150

Continue lendo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?