Assaltos em ciclovias da Barra da Tijuca têm sido frequentes nas últimas semanas, segundo pedestres e ciclistas. Na Ciclovia Tim Maia, que liga o Leblon à Barra da Tijuca, os relatos de assaltos são muitos, principalmente em feriados e fins de semana. Já na altura do quiosque Ilha 5, na Praia da Reserva, um assaltante de motocicleta estaria fazendo tocaia em uma parte da ciclovia encoberta por vegetação à espera de suas vítimas, preferencialmente, mulheres.
Um dos casos na ciclovia Tim Maia ocorreu no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, na altura da Barra, quando dois homens tiveram seus pertences roubados por três bandidos, por volta das 18h.
— Meu marido e o amigo foram abordados por três homens de casaco e capuz que estavam escondidos no mato. Eles estavam armados com faca e tinham um volume na cintura, mas não mostraram arma de fogo. Os bandidos perguntaram onde os dois moravam, pegaram os celulares com agressividade e mandaram que eles saíssem rápido do local. Ainda falaram que, se chamassem a polícia, iam atrás dos dois para matar — conta a mulher de uma das vítimas. — Na volta para casa, meu marido e o amigo pararam para falar com uma viatura que estava pela Barra, mas os policiais disseram que não podiam sair de onde estavam.
Segundo ela, os assaltantes aparentavam ter entre 21 e 24 anos. O crime foi registrado online, e os rapazes foram intimados a prestar depoimento na delegacia.
Outro caso na Ciclovia Tim Maia, relatado em redes sociais, ocorreu no domingo seguinte, dia 4, quando uma engenheira teve o celular roubado. “Não tem guarda municipal, nem PM. Nunca vi. E também não há uma única câmera no trajeto. É uma armadilha”, queixou-se ela.
Roubos também na Reserva
Já na altura da Praia da Reserva, na Barra, um homem estaria praticando assaltos no trecho de ciclovia que fica em frente à Ilha 5. De acordo com testemunhas, o criminoso estaciona a motocicleta e se esconde em uma parte da via encoberta pela vegetação. Num dos casos, já teria roubado duas mulheres, das quais uma foi espancada e a outra ferida com uma faca. No post nas redes sociais em que a história é contada, uma internauta comenta ter sido vítima de roubo no local: “Fui assaltada às 11h40 da manhã”.
Procurada pelo GLOBO, a Polícia Civil informou que a investigação do assalto na Ciclovia Tim Maia está em andamento na 16ª DP (Barra da Tijuca). Também procurada, a Polícia Militar ainda não se manifestou sobre os casos nem respondeu se pretende reforçar o policiamento na região.