Uma nova divisão territorial muda a geografia administrativa do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes sancionou nesta terça-feira (6) a lei que cria a Zona Sudoeste, região formada por 21 bairros que, juntos, somam 200 km² de área, 1,2 milhão de habitantes e arrecadação anual de R$ 3,1 bilhões em ISS e IPTU.
A proposta, de autoria do vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), separa parte da antiga Zona Oeste sob o argumento de que os bairros possuem demandas e características distintas e, portanto, exigem um planejamento mais específico de políticas públicas e investimentos.
Quais bairros fazem parte da nova Zona Sudoeste
A nova região reúne 21 bairros:
- Recreio dos Bandeirantes
- Barra da Tijuca
- Barra Olímpica
- Anil
- Camorim
- Cidade de Deus
- Curicica
- Freguesia
- Gardênia Azul
- Grumari
- Itanhangá
- Jacarepaguá
- Joá
- Praça Seca
- Pechincha
- Rio das Pedras
- Tanque
- Taquara
- Vargem Grande
- Vargem Pequena
- Vila Valqueire
Os demais bairros da Zona Oeste permanecem com a denominação original.
Aprovação e debates na Câmara
A lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores no último dia 14 de agosto, com ampla maioria: 31 votos favoráveis, dois contrários e quatro abstenções.
Segundo o autor do projeto, a criação da Zona Sudoeste corrige uma lacuna:
“Esses bairros já estavam sem qualquer demarcação de zoneamento desde que os vereadores aprovaram, em 2022, uma lei que deixou de considerá-los Zona Oeste sem integrá-los a outra região. O objetivo é permitir melhor atuação do poder público e destinação de recursos para infraestrutura. Não haverá qualquer reajuste de IPTU por causa da mudança”, explicou Dr. Gilberto ao GLOBO.
De fato, a Secretaria Municipal de Fazenda respondeu a um requerimento do presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), garantindo que não haverá impacto no cálculo do IPTU. O imposto continuará sendo definido com base na região administrativa dos imóveis, e os bairros da Zona Sudoeste permanecem inseridos na Área de Planejamento 4 (AP-4).
Repercussão entre moradores
Entre os moradores, a decisão divide opiniões. Parte vê benefícios na separação, argumentando que a Barra, Jacarepaguá e Recreio têm demandas diferentes das áreas da chamada Zona Oeste “raiz”. Outros, porém, avaliam que a mudança pode reforçar preconceitos sociais, ao destacar os bairros de maior poder aquisitivo.
O prefeito Eduardo Paes defendeu a alteração e sinalizou apoio à criação da nova região já na véspera da sanção:
“Essa coisa de ficar chamando Barra e Jacarepaguá de Zona Oeste nunca colou. É bom dar um novo nome”, afirmou.



