Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto no início na manhã desta quarta-feira (9), entre os postos 5 e 6 da Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 6h25 para um animal da espécie que estaria encalhado. A corporação disse que quando chegou ao local o animal já estava morto.
Em nota, a Comlurb informou que equipes do Projeto de Monitoramento de Praias do Governo Federal foram acionadas para retirar material para análise, antes da companhia fazer o recolhimento do animal.
A Comlurb disponibilizou dez 3 garis, uma pá carregadeira, três tratores de praia e um trator esteira para o serviço de remoção do animal para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica.
Há dez dias, outra baleia também foi encontrada morta na praia de Unamar, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Em agosto, um outro filhote de jubarte foi encontro morto, mas na praia do Recreio dos Bandeirantes.
De acordo com José Lailson Brito Junior, chefe do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da UERJ, três baleias ficaram encalhadas na Região Metropolitana do Rio, contando com este, no ano de 2024.