Após pouco mais de um ano do início da circulação da linha experimental Niterói-Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) afirmou que os testes têm confirmado a viabilidade dos estudos técnicos, o que justifica a manutenção da ligação e sua futura inclusão no edital de licitação do transporte rodoviário intermunicipal. Segundo o órgão estadual, a satisfação dos passageiros também é um fator que pesa na decisão. Apesar do cenário favorável, ainda não há prazo para a implementação definitiva, já que a linha teste tem permissão para operar de forma provisória por até dois anos.
Responsável pela operação das linhas 785D e 1785D, a empresa Auto Viação 1001 também vê com otimismo a possibilidade de continuidade do serviço. Atualmente, as passagens custam R$ 12,75 e R$ 34,30, respectivamente, e o percurso entre as duas cidades leva cerca de duas horas. Ainda de acordo com a empresa, em média, 11.691 passageiros usam as linhas por mês.
Demanda antiga
A criação da nova linha atende a uma antiga demanda da população de Niterói e foi articulada nos bastidores pelo então subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, que é da cidade. Ele levou a proposta ao secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, que deu sinal verde para o início do estudo técnico que viabilizou o trajeto em caratér temporário.
Morador de Icaraí, o administrador Jorge Carvalho aceitou, este ano, uma nova proposta de emprego na Barra da Tijuca. E um dos fatores que pesaram na decisão foi a circulação da linha experimental. Sem ela, Carvalho considera que seria improvável mudar de emprego, devido às dificuldades de transporte entre o bairro da Zona Oeste e Niterói.
— A oferta de horários foi essencial para eu tomar essa decisão. Esse ônibus realmente precisa entrar logo na grade de vez. Acho que isso pode até aumentar o número de viagens em relação ao que temos hoje — afirma.
A linha circula entre a Avenida Carlos Ermelindo Marins, em Charitas, e o shopping Aerotown, na Avenida Ayrton Senna, na Barra, onde já existe um terminal da empresa.