Metrô do Rio até São Gonçalo e Recreio

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O governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira (09), a expansão do metrô até os municípios de Niterói e São Gonçalo, com a implantação de 31 novas estações até 2032. O plano inclui a criação da Linha 3, a extensão da Linha 4, que hoje termina no Jardim Oceânico e seguirá até o Recreio, além de uma nova ligação entre a Estácio e a Praça XV. Algumas estações têm previsão de entrega já em 2031.

Com essa expansão, a malha metroviária do Rio quase dobrará de tamanho, passando dos atuais 51 para 92 quilômetros de extensão, e de 51 para 82 estações. O investimento total é de R$ 28,8 bilhões, com recursos provenientes de parcerias público-privadas, além de verbas estaduais, municipais e do BNDES. A primeira licitação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2026.


Entenda como será a ampliação e o novo traçado do metrô:

Linha 3: conexão entre o Centro do Rio, Niterói e São Gonçalo por túnel submerso

A Linha 3 será a primeira intermunicipal do sistema metroviário e ligará as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Com um percurso de 28 quilômetros e 15 estações, o projeto já prevê possibilidade de expansão futura até Itaboraí.

De acordo com o governo, o trajeto entre as estações Praça XV, no Centro do Rio, e Arariboia, em Niterói, será feito por um túnel escavado sob a Baía de Guanabara. A partir de Arariboia até Guaxindiba, em São Gonçalo, as estações funcionarão em nível de superfície.

Estima-se que essa linha atenderá cerca de 650 mil passageiros por dia, e que o tempo de deslocamento entre Niterói e São Gonçalo será reduzido de duas horas para apenas 40 minutos.


Linha 2: novo trajeto, sem passar pela Central

Como parte da reconfiguração necessária para a Linha 3, a Linha 2 terá seu percurso alterado e passará a operar entre a Praça XV e a Pavuna. O novo trecho partirá da Praça XV, seguirá pela Carioca e depois pela Rua Frei Caneca, até a Praça da Apoteose, onde será construída uma nova estação. De lá, o traçado seguirá pelo Estácio, São Cristóvão e demais estações já existentes da Linha 2 até chegar à Pavuna.

Com essa mudança, o ramal deixará de circular entre as estações Central e Botafogo. A integração com a Linha 1 — que manterá seu trajeto atual — será realizada principalmente na Carioca, e também será possível fazer transferência pela Estácio.

Segundo o governo estadual, essa modificação elimina os conflitos operacionais nas estações Central e Botafogo, pois os trens da Linha 2 não dividirão mais os trilhos com a Linha 1, como acontece atualmente. Isso permitirá a redução nos intervalos entre os trens e aumentará a capacidade da Linha 2 em 70%.


Linha 4: ampliação até o Recreio com conexão no Terminal Alvorada

A Linha 4, que atualmente termina no Jardim Oceânico, será estendida até o Recreio dos Bandeirantes, passando pelo Terminal Alvorada, que se tornará um ponto-chave de integração. A nova estação do terminal permitirá o acesso a outros modais de transporte, como ônibus e BRT, facilitando a mobilidade entre diferentes regiões da cidade.

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