Motorista tem carro invadido por enxame de abelhas na Avenida das Américas

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Um episódio inusitado e de risco surpreendeu motoristas que trafegavam pela Avenida das Américas, na Zona Sudoeste do Rio, na tarde de quarta-feira (10). A motorista Priscilla Borges teve seu carro invadido por um enxame de abelhas, precisando abandonar o veículo em meio ao trânsito.

— As abelhas entraram, eram muitas. Na hora, eu só liguei o alerta, tirei a chave do carro e saí. Tranquei o carro. Meu celular, minha bolsa, ficaram no carro — contou Priscilla.

Ação no trânsito

O caso chamou a atenção de quem passava pelo local. Outros motoristas chegaram a jogar água e produtos para tentar dispersar os insetos.

— E aí ficou aquela loucura. Do nada, em plena Avenida das Américas, um enxame de abelhas no carro. Tive que abrir as janelas e as portas para não atrapalhar o trânsito. Um senhor passou na hora e me ofereceu ajuda. Ele pegou um desodorante aerossol, borrifou no carro e as abelhas foram saindo. Ninguém se machucou. Nem as abelhas — completou a motorista.

O que dizem os especialistas

De acordo com o biólogo Jarbas Queiroz, a situação é mais comum do que parece e está ligada ao comportamento natural desses insetos.

— Uma abelha muito comum na cidade é a Apis melífera. Em determinadas épocas do ano, quando a colmeia fica lotada, a rainha sai com parte da colônia para fundar um novo ninho. Durante esse processo, elas podem pousar temporariamente em locais como árvores, postes ou até veículos — explica.

Segundo ele, a presença de enxames em vias públicas é preocupante, pois aumenta o risco de ataques.

— O melhor a fazer é manter distância, evitar movimentos bruscos e acionar o Corpo de Bombeiros, que é o órgão responsável por remover o enxame com segurança — orienta.

O que fazer em casos assim

Especialistas recomendam que, em caso de enxame em área pública:

  • não se tente eliminar ou dispersar os insetos por conta própria;
  • evite barulho ou movimentos que possam agitar as abelhas;
  • procure abrigo seguro até a chegada das autoridades.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido no episódio da Barra da Tijuca.

Continue lendo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?