Mutirão de limpeza na Ilha da Gigoia inicia série de eventos de conscientização ambiental
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
No próximo sábado (20), quando se celebra o Dia Mundial da Limpeza, a Barra da Tijuca será palco do primeiro mutirão do projeto Rio ao Mar, que acontece na Ilha da Gigoia, das 9h às 12h. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no Instagram @rio.aomar.
A escolha do local não foi por acaso: a Lagoa da Barra é uma das áreas com maior acúmulo de resíduos sólidos da cidade, principalmente plásticos, e já se tornou um ponto crítico de poluição.
“A cada edição, fazemos um mapeamento dos locais mais poluídos do Rio. A Lagoa da Barra sempre aparece no topo, por isso iniciamos as ações ali. É uma região belíssima, mas extremamente degradada pelo lixo”, explica Débora Paganni, produtora da ID Cultural, organizadora do evento em parceria com a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Cultura.
Grupo durante mutirão na edição do evento de 2024, na Lagoa de Jacarepaguá — Foto: Divulgação
Além da coleta, o projeto promove oficinas e rodas de conversa para conscientizar sobre o impacto do descarte incorreto do lixo nas águas da cidade. Na última edição, foi retirada uma tonelada de resíduos dos pontos atendidos pelos mutirões.
📍 Próximas ações do Rio ao Mar
18 de outubro – Praia Belo Jardim, Ilha do Governador
7 de fevereiro – Encerramento na Praia do Recreio, com shows, escultura de lixo reciclado ao vivo, pintura colaborativa com tintas naturais e novo mutirão, este com premiação para o grupo que recolher mais resíduos.
🎯 Meta: estimular a população a adotar práticas de redução, reutilização e reciclagem, tornando atitudes individuais e coletivas parte da solução para os problemas ambientais do Rio.