Um casal de moradores do condomínio Penísula, na Barra da Tijuca, foi surpreendido na noite desta quarta-feira com o aparecimento de luzes desconhecidas no céu noturno. Mitzi Amado e Bruno Guerchon dizem suspeitar terem se tratado de satélites. Veja abaixo a gravação:
Ovnis na Barra? Moradores se assustam com luzes piscantes no céu do Rio
— O movimento era de baixo para cima, vertical. As luzes apareciam mais abaixo, assim, no horizonte, do nada e iam subindo em uma sequência de vários.Tinha sempre cinco aparecendo e subia e aí, mais adiante, acima, desaparecia — relatou Mitzi, que relata ter observado o fenômeno por cerca de oito minutos — Perto da linha do horizonte eles começavam a surgir. É uma luz bem fraquinha e conforme iam se aproximando da gente a luz ia ficando mais forte. Em algum momento a luz começava a ficar mais fraquinha de novo e sumia.
Casos anteriores de avistamentos de Óvnis no Brasil já foram identificados com satélites da empresa Starlink, do bilionário Elon Musk. As luzes piscantes costumam aparecer em baixa altitude e se movimentam enfileiradas até desaparecem no céu. Em junho, moradores de Ipueiras e Boa Viagem, no Ceará, observaram algum dos dispositivos de Musk à noite:
“Por volta das 18h40min, um agricultor da localidade de Lagoa do Arroz, Ipueiras, avistou várias luzes piscantes no céu. As mesmas se seguiam e depois de um certo tempo desapareceram”, informou o Corpo de Bombeiros sobre os relatos das luzes no céu.
Em 2023, outro caso de avistamento em Porto Alegre foi identificado posteriormente com uma passagem de satélites da Starlink.
Em agosto, o Arquivo Nacional trouxe a público cerca de 30 documentos com relatos de pilotos brasileiros sobre o avistamento de Óvnis (objetos voadores não identificados) no espaço aéreo nacional. Todos os informes foram feitos no ano passado aos Centros Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB)