Padaria artesanal João Padeiro & Co. está de mudança para o Jardim Oceânico, com novidades

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Tradicional ou artesanal? Com aspecto rústico ou modelado em baguete? Miolo aerado ou alveolado? Independentemente da receita, do fermento e do preço, a cultura de comprar pão se mantém viva no Brasil desde o auge da popularização do pãozinho de farinha branca, entre os anos 1870 e 1930, com a imigração italiana e a construção do moinho Matarazzo. De lá para cá, as fórmulas foram muito além do convencional pão francês graças ao fascínio do brasileiro pela panificação. No Rio, a João Padeiro & Co. foi uma das primeiras do segmento de fermentação natural, com a abertura, em 2019, da pequena e singela padaria na Rua Arnaldo Quintela, em Botafogo. Agora, o negócio ganhará uma unidade renovada, em uma casa na Avenida Rodolfo Amoedo, no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Vitrine da João Padeiro & Co. em Botafogo. Na Barra, a padaria oferecerá o mesmo número de produtos — Foto: Divulgação / João Padeiro & Co.
Vitrine da João Padeiro & Co. em Botafogo. Na Barra, a padaria oferecerá o mesmo número de produtos — Foto: Divulgação / João Padeiro & Co.

A paixão pelos pães artesanais resultou na abertura de uma série de padarias que, desde que viveram um boom, nunca mais saíram de cena. Elas conquistam cada vez mais clientes com o resgate de receitas de pães longamente fermentados, feitas com ingredientes que dispensam aditivos químicos e em pequenas fornadas, com bastante calma. Agora, a João Padeiro, uma das líderes do movimento, dá um passo à frente. Ao reabrir, na Barra, terá, além da padaria João Padeiro, no mesmo estilo pegue e leve da unidade de Botafogo, o João Padeiro Café, com serviço e quitutes para serem aproveitados por ali mesmo, nas mesas da varanda ou do charmoso salão. As inaugurações estão previstas para 20 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025, respectivamente.

A mudança se baseia no desejo dos sócios Adriano Amarante e Ronaldo Passos de oferecer, além dos atuais 40 sabores de pães, cafés especiais, sucos naturais, drinques, vinhos, cervejas, serviço de brunch o dia todo, hambúrgueres e cortes argentinos feitos na parrilla, sanduíches e tortas. Uma chef pâtisserie formada pela renomada escola de culinária Le Cordon Bleu estará à frente das sobremesas, outra novidade da casa. Para a empreitada, o cozinheiro argentino Javier Goldin, também formado no Le Cordon Bleu, entrou na sociedade do João Padeiro Café. Javier é sócio do Culto Bar, na Rua Arnaldo Quintela, criação de Pedro Aliperti, antigo dono do bar Caverna.

Os negócios ocuparão a casa de uma antiga escola bilíngue, a Red Balloon, no número 167.

– O Jardim Oceânico é um lugar maravilhoso para montar um negócio, estou muito animado. É como na Zona Sul: as pessoas andam a pé, gostam de ter comércio perto, e é perto da praia. Além disso, os moradores do Jardim Oceânico têm o hábito de tomar café da manhã em um lugar com bom cardápio depois de praticarem exercício físico. Vamos ser o que as famílias buscam por aqui: café com ambiente aconchegante, varanda, música agradável – afirma, com entusiasmo, Adriano.

No total, são 100 lugares sentados. Além das mesas, no espaço ao ar livre, os clientes poderão também se acomodar no bonito deque com pergolado, uma plataforma elevada de madeira com cobertura feita de vigas.

A João Padeiro Café ainda apresentará a própria marca de café especial, e a venderá em pó e grão, com três blends para café coado. O produto será elaborado pela marca Mizani, que faz a torra especial em uma loja do shopping Barra Square. A coquetelaria tem a consultoria do bartender Frederico Vian, do Vian Cocktail Bar, em Botafogo, e a carta de vinho será uma colaboração entre Adriano e Nelson Soares, do italiano Sult Restaurante. Já a de cerveja artesanal ainda está em andamento.

Assim como na primeira João Padeiro, os pães do novo negócio serão artesanais, naturais e de longa fermentação. A abertura será com a mesma linha, mas novidades virão com o tempo, após testes de produtos. Entre todas as variedades oferecidas, estão folhados, focaccias, ciabattas, brioches, panetones e baguetes, com miolo alveolado e casca crocante, em cinco sabores (tradition, carvão, alecrim com sal grosso e azeite, seis grãos e cúrcuma com grãos). Além desses, há os levains integrais, com a casca mais dura e miolo mais macio, também em cinco sabores, e fougasses.

A padaria do Jardim Oceânico funcionará das 9h às 17h, e o café, das 9h às 22h, com a parrilla para grelhados e sanduíches com carnes a partir das 12h.

Os moradores da Zona Sul não precisam lamentar a mudança: até o Natal, a loja de Botafogo estará em pleno funcionamento. Depois que se estruturar na Barra, a marca abrirá novamente uma unidade no bairro boêmio da Zona Sul, desta vez em um espaço maior, mas de novo apenas como ponto de venda dos pães da João Padeiro & Co.

fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/barra/noticia/2024/12/20/padaria-artesanal-joao-padeiro-and-co-esta-de-mudanca-para-a-barra-com-novidades.ghtml

Continue lendo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?