Policiais da 14ª DP (Leblon) prenderam integrantes de uma quadrilha responsável pelo roubo de 130 caminhonetes entre os meses de janeiro e maio deste ano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os criminosos também atuavam na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
De acordo com a delegada titular Daniela Terra, os veículos, com alto valor de mercado, eram levados para dentro de comunidades dominadas por facções criminosas, onde passavam por processo de clonagem. Após isso, eram revendidos para outros estados ou enviados ao exterior, especialmente para o Paraguai, onde serviam como moeda de troca por armas, munições e drogas.
Na última quarta-feira, os agentes prenderam Adriano Souza de Maria e Rafael Nunes. Um adolescente também foi apreendido. Com o grupo, foram encontrados ferramentas, celulares e um equipamento eletrônico usado para destravar os veículos.
Imagens de câmeras de segurança, captadas na Barra da Tijuca, mostram a atuação da quadrilha: dois homens em uma moto, sendo que um deles desce da garupa e, com uso do equipamento, consegue destravar e furtar uma caminhonete preta em menos de três minutos. O dispositivo decodifica a chave eletrônica, facilitando o acesso e a ignição do veículo.
Outro crime semelhante ocorreu em julho, na Rua dos Oitis, na Gávea. Na ocasião, a vítima foi o ator Eduardo Moscovis, que teve sua caminhonete furtada. As investigações apontam que o veículo seguiu pela Via Dutra em direção a São Paulo, segundo dados do GPS.
Os presos negaram envolvimento nos crimes e optaram por permanecer em silêncio na delegacia. Eles ainda não apresentaram defesa técnica.