O ano que vem marcará o aumento da oferta acadêmica na região, com a inauguração de novas escolas e a mudança de proposta numa rede já tradicional.
Colégio tradicional em Niterói, onde tem três unidades, o PB Colégio e Curso, focado em preparar alunos para o ensino superior, está inaugurando uma unidade na Avenida Erico Verissimo, na Barra. As matrículas já estão abertas para 2025, com vagas para estudantes da 1ª à 3ª série do ensino médio e turmas de pré-vestibular.
No Rio, o PB já tinha uma unidade na Tijuca. O foco, segundo a direção, é preparar os alunos para universidades públicas e particulares conceituadas, incluindo instituições como ITA e IME — ao que muitos colégios não se propõem — e faculdades de Medicina. No ano passado, dos 340 alunos da rede que fizeram provas para o ensino superior, cem foram aprovados em universidades públicas, sendo 57 em Medicina, um dos cursos mais concorridos e temidos.
O Colégio e Curso AZ, instituição que também nasceu com o objetivo de preparar alunos para o ensino superior, aposta numa nova unidade, a sétima, que funcionará no Recreio, e amplia seu escopo: a filial será a primeira da rede a oferecer vagas para as séries do ensino fundamental I. O investimento é de R$ 5 milhões.
O espaço na Rua Vitorino Fernandes 275, com 4.000m² e capacidade para 500 alunos, terá salas de aula equipadas com tecnologia de ponta, espaço maker, áreas de convivência, piscina e quadra esportiva.
No Colégio Ao Cubo, a novidade é a transição para um modelo de educação internacional. Duas unidades passarão a se chamar Cubo Global School: a da Barra, que sai da Rua Rodolfo Amoedo e se muda para a Sylvio Pinto, e a de Botafogo. O currículo combinará as matérias previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o método Cambridge International Education, um currículo internacional consolidado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, usado em mais de 12 mil escolas no mundo todo e aceito como meio de ingresso para centenas de universidades.
Os alunos terão aulas em inglês (metade do total) e espanhol e, além das matérias da BNCC, usarão o método Steam (com conteúdos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Estudarão ainda computação e programação; artes e design; letramento digital; perspectiva global; e música. Educação socioemocional também integra a proposta.
A preparação para o pré-vestibular do Cubo Global School terá professores especializados em vestibulares e orientação acadêmica individualizada.
Do mesmo grupo, as creches Ipê do Rio2 e do Recreio passarão a atender pela marca Global Tree, que já tem uma unidade no Península e ganhará mais uma no Bosque Marapendi. Com dois mil metros quadrados, o novo espaço vai atender até 250 crianças com idades entre 4 meses e 6 anos. Os pequenos terão contato diário com a língua inglesa a partir dos 2 anos.
Entre as universidades, a Estácio também tem novidades. O campus Barra World está lançando os cursos de Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.