Segurança Pública e Assuntos Condominiais na Barra

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A segurança pública e a organização regional dominam as pautas na capital e Baixada Fluminense. Enquanto vereadores do Rio de Janeiro debatem a denominação mais apropriada para a Zona Oeste — entre Região Sudoeste ou Baixada de Jacarepaguá —, os moradores da Barra da Tijuca expressam grande preocupação com o recente aumento da criminalidade. Em resposta a essa situação, a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca convocou uma Conferência de Síndicos e Administradores para os dias 28 e 29 de novembro, com o objetivo de discutir a Segurança Pública em profundidade. Foram enviados convites para a mesa de abertura, na manhã do primeiro dia, visando a presença do Governador Cláudio Castro, do Prefeito Eduardo Paes, do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, e de deputados das bancadas estadual e federal. À tarde, o evento contará com a participação do secretário de Segurança, Victor Cesar dos Santos, e de Edimar Barbosa, presidente da Federação das Empresas de Segurança. No segundo dia, o organizador Delair Dumbrosck liderará painéis focados em arbitragem e nas novas implicações legais que interferem diretamente na vida dos condomínios.

Em um contexto de atenção às áreas carentes, a posse dos 44 novos integrantes do Conselho Municipal de Favelas (COMFAV) no Palácio da Cidade foi antecipada, impulsionada pela preocupação com o aumento da tensão nas comunidades pobres após uma ação policial ocorrida nesta terça-feira, 28. Presidido por Marlí Peçanha, Subprefeita dos Grandes Complexos, o conselho reúne representantes da sociedade civil e do poder público para aprimorar políticas em regiões que demandam mais serviços. Ligado a esse tema, o vereador Leonel de Esquerda (PT-RJ), que preside a Comissão Especial das Favelas, promoverá um debate público na Câmara Municipal na próxima segunda-feira, às 10h. O encontro, que reunirá moradores dos Complexos da Penha e do Alemão, tem como tema “O preço da guerra nas favelas: até quando o Estado vai matar em nome da segurança?”, e visa analisar os impactos da megaoperação policial desta semana.

No campo social, a APAE de Nilópolis passará por uma ampla reforma após anos sem as devidas intervenções. A obra foi solicitada pelo deputado estadual Rafael Nobre (União), que realizou uma visita ao local acompanhado do vereador Leandro Hungria (PL) e de representantes da Empresa de Obras Públicas do Estado (EMOP). O espaço, que atualmente atende a 80 pessoas com deficiência, apresenta problemas estruturais e de acessibilidade, e a revitalização deve modernizar a unidade e, consequentemente, ampliar a capacidade de atendimento.

Por fim, no Picadinho Cultural, o Coletivo Aeroplano promove de 3 a 19/11 oficinas de introdução ao audiovisual em três escolas públicas de Niterói, oferecendo aprendizado e prática para estudantes. A ONG JA Rio e a Supergasbras promovem o aulão on-line gratuito e ao vivo Super ENEM nos dias 4, 5 e 6/11, às 18h, com foco na revisão de Português, Geografia e Biologia. No teatro, a companhia Feras Tropicais estreia “A sala de jantar das Gaiolas” na Livraria Autografia, no Centro do Rio, e a peça estará em cartaz até 12/11, às 20h, com ingressos disponíveis para compra pelo Sympla.

Continue lendo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?