Seis grandes intervenções viárias vão modificar os deslocamentos entre Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Barra Olímpica e Jacarepaguá nos próximos anos. O Plano de Mobilidade da Zona Sudoeste reúne investimentos estimados em aproximadamente R$ 200 milhões, com conclusão prevista para 2028.
Duas novas frentes começaram no último sábado, 29 de agosto, na Avenida Ayrton Senna: a ampliação da ponte sobre o Canal do Arroio Fundo e a reconfiguração dos acessos entre o Casa Shopping e o Via Parque Shopping. Juntas, elas representam um investimento de R$ 46,9 milhões.
A nova ponte será construída ao lado da estrutura existente sobre o Canal do Arroio Fundo. Atualmente, o trecho possui quatro faixas no sentido Linha Amarela. A nova estrutura acrescentará outras duas, ampliando a capacidade para seis faixas, além de espaço para pedestres e ciclovia.
As mudanças atingem um corredor utilizado nos deslocamentos entre bairros populosos do Rio e nas conexões com a Linha Amarela, Transolímpica, Avenida das Américas e outros eixos da região. O plano completo foi lançado em janeiro e teve sua primeira intervenção iniciada em março. Na ocasião, o município informou que a região concentra circulação estimada em 100 mil pessoas por dia.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, os trabalhos devem durar aproximadamente dois anos.
Fonte: ecoserrano.com.br



