Trecho da Av. Abelardo Bueno muda de nome e passa a se chamar Carlos Carvalho, o ‘dono da Barra’

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Prefeitura do Rio segue rebatizando ruas da cidade. A mais recente mudança, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (11), renomeia um trecho da Avenida Embaixador Abelardo Bueno para homenagear o empresário Carlos Fernando de Carvalho, fundador da Construtora Carvalho Hosken e amplamente conhecido como o “dono da Barra”.

A nova Avenida Engenheiro Carlos Carvalho corresponde ao trecho de 2,2 km da Abelardo Bueno entre a Avenida Ayrton Senna e a Estrada Coronel Pedro Corrêa. Com a alteração, o nome original Avenida Embaixador Abelardo Bueno permanece apenas no trecho entre a Estrada Coronel Pedro Corrêa e a Rua Francisco de Paula, com 1,4 km de extensão.

Carlos Carvalho, chamado também de Dr. Carlos, faleceu em agosto de 2024, aos 100 anos. Pioneiro na expansão urbana do Rio em direção à Barra da Tijuca, fundou a Carvalho Hosken em 1951, ao lado de Jacques Hosken. Pouco depois, Jacques deixou a sociedade, mas Carlos manteve o nome original da empresa e continuou o projeto de desenvolvimento da região.

Segundo a biografia publicada no site oficial da construtora, Carvalho enxergou cedo que bairros tradicionais como Copacabana e Leblon estavam saturados. A solução, acreditava, era investir nas então distantes terras da Zona Oeste. “Em pouco tempo, já era dono de 10 milhões de metros quadrados na região”, descreve o texto.


Outras mudanças recentes de nomes de ruas e praças no Rio

Desde a última segunda-feira (6), outros logradouros da cidade também passaram a homenagear personalidades de destaque:

  • Gal Costa – Um trecho da pista direita da Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes, antes chamado apenas de “Avenida Projetada”, ganhou o nome da cantora. Gal, ícone da MPB, morreu em 2022, aos 77 anos.
  • Rubem Fonseca – Uma praça sem nome no final da Rua Fioravanti Di Piero, no Centro, passou a se chamar Praça Rubem Fonseca, em tributo ao escritor mineiro radicado no Rio, falecido em 2020. Ele completaria 100 anos em maio de 2025.
  • Juca Chaves – Em Campo Grande, um trecho da Rua Rodolfo Bottino recebeu o nome de Rua Juca Chaves. O compositor e humorista carioca morreu em março de 2023, em Salvador, e deixou um legado com mais de 20 discos lançados e milhares de apresentações.
WhatsApp Image 2025 08 11 at 12.11.59 1

Medida saiu no Diário Oficial – Foto: Reprodução/Redes sociais

Continue lendo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?