A Unimed anunciou o encerramento das atividades do setor de emergência de seu hospital localizado na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca. O atendimento será encerrado a partir do dia 18 de outubro e transferido para a unidade de pronto-atendimento na Avenida das Américas, 777, em frente ao Shopping Città América.
Inaugurado em 2013, o hospital é reconhecido como uma referência em procedimentos de média e alta complexidade no Rio. De acordo com o plano, o encerramento visa aumentar o número de leitos e melhorar o atendimento aos pacientes que precisam de tratamentos especializados, garantindo acesso mais rápido a esses serviços. No entanto, a decisão de fechar o setor de emergência gera preocupações, já que a unidade para onde os atendimentos serão transferidos não possui capacidade de internação e enfrenta sérios problemas de superlotação.
Os funcionários do setor de emergência já foram informados sobre a mudança, recebendo aviso prévio sobre o encerramento das atividades.
Em nota, a Unimed informou que a decisão foi tomada após uma análise cuidadosa e ressalta que o PA Unimed Ferj Barra da Tijuca tem capacidade para absorver a média diária e mensal de pacientes. Além disso, a unidade está passando por uma série de melhorias na infraestrutura, com reformas que incluem nova ambientação, iluminação mais eficiente e sinalização aprimorada, visando maior conforto e bem-estar de pacientes e familiares.
O plano também anunciou que, a partir do dia 18 de outubro, data da transferência, o Pronto Atendimento contará com uma equipe cirúrgica disponível 24 horas para atender emergências.