Dois suspeitos de assaltar edifícios foram presos, neste domingo, por uma força-tarefa da Polícia Civil do Rio. Cláudio Cotrim, de 53 anos, e Walmor Neves de Oliveira, conhecido como Alex, de 41, foram capturados após tentarem invadir uma cobertura no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Um vídeo mostra a movimentação no local após a dupla ser rendida.
De acordo com a polícia, Cláudio e Walmor integram uma quadrilha especializada em assaltar edifícios na Barra, no Recreio dos Bandeirantes, bairro vizinho, e na Zona Sul da capital. Cláudio é apontado pelos agentes como o chefe do grupo criminoso e seria o responsável por fazer um reconhecimento dos alvos, geralmente construções de pequeno porte, para identificar vulnerabilidades.
Os bandidos agem, na maioria das vezes, usando toucas ninjas e luvas. Algumas vítimas foram surpreendidas enquanto dormiam e outras, na garagem, quando chegavam ou saíam de casa. Após serem rendidos, os moradores têm as mãos contidas por abraçadeiras de plástico.
Neste domingo, ao chegarem a uma cobertura no Jardim Oceânico, Cláudio e Walmor acabaram encontrando um bloqueio quando tentavam entrar no imóvel, segundo a Polícia Civil: eles passaram por duas portas, mas não conseguiram abrir uma terceira que tinha uma fechadura especial. A dupla, então, foi para outro e, quando se preparava para invadir a cobertura dele, foi rendida pelos agentes.
Com os presos, de acordo com a polícia, foram apreendidos um automóvel roubado durante um assalto em 2 de julho deste ano, uma pistola, dez cartuchos de munição, duas armas falsas, uma touca ninja, abraçadeiras de plástico e duas ferramentas usadas para abrir portas.
Outros crimes
Conforme as investigações, a quadrilha é a mesma que, em 17 de setembro deste ano, rendeu um morador na garagem e tentou levá-lo para seu próprio apartamento. Na ocasião, a vítima foi agredida a coronhadas para que informasse o número de sua residência. O morador não forneceu o dado e os bandidos acabaram fugindo com seus objetos pessoais.
Dois integrantes da quadrilha estão presos, segundo a Polícia Civil: Juscelino Amorim do Nascimento, o Jota, de 47 anos, e José Gilmar Alves da Silva, o Mazinho, de 34. Eles foram capturados em 2023.
Cláudio tem, em sua ficha criminal, 18 anotações por roubos e furtos, enquanto Walmor tem nove, todas por roubo. Ambos tinham deixado a prisão em 2021 e estavam foragidos da Justiça. Eles foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e receptação e serão encaminhados a uma unidade da Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap). As investigações continuam para identificar outros integrantes e para descobrir outros roubos praticados pela quadrilha.
Integram a força-tarefa que prendeu os suspeitos equipes da 16ª DP (Barra da Tijuca), da 26ª DP (Todos os Santos), da 32ª DP (Taquara), da 39ª DP (Pavuna), do 1º e 2º Departamentos de Polícia de Área (DPAs) e da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte).